Boa oportunidade!

Desafio Paraná vai premiar jovens empreendedores

Os jovens empreendedores José Boulos e Caroline Zambão, inscritos no Desafio (Foto: Raqel Tannuri Santana).

Empreender - Tribuna Até os 19 anos, o curitibano José Boulos, hoje com 24 anos, não gostava de matemática. “Era péssimo aluno na matéria”, confessa. Mas foi nessa idade que ele também percebeu que para tudo existe treino. “Vi que tinha habilidades em decorar cálculos e datas, entre outras coisas”, diz. Decorou 24 milhões de datas do calendário e em abril desse ano, entrou para o livro dos recordes ao responder em que dia da semana 50 datas caíam. Tinha apenas um minuto para as respostas.

Mais rápido do que as respostas, ele e a namorada, Caroline Zambão, de 19 anos, perceberam nas habilidades de memorização desenvolvida por ele, um nicho de mercado. “Muita gente me procurava para ensinar as técnicas”, conta. Caroline, que já tinha sido aluna de Tecnologia de Informação e havia migrado para o curso de Administração, viu ali uma oportunidade de negócios. Fundou junto com Boulos a empresa Nigma, cujo objetivo é fazer cursos online de memorização e presenciais nas escolas públicas. A Nigma é uma das empresas inscritas no Geração Empreendedora – Desafio Paraná, que tem apoio da RPC, Tribuna do Paraná e Gazeta do Povo .

Caroline tem apenas 19 anos mas já é uma empreendedora (Foto: Raquel Tannuri Santana).
Caroline tem apenas 19 anos mas já é uma empreendedora (Foto: Raquel Tannuri Santana).

Promovido pela Aliança Empreendedora, o objetivo do projeto é capacitar jovens que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios atuais.  A inciativa pioneira no estado do Paraná, e nessa edição irá promover e reconhecer iniciativas de jovens empreendedores do estado, como o de Boulos e Caroline.

Como participar

Para participar do Desafio basta ter entre 18 a 35 anos, residir em qualquer cidade do Paraná, ter vontade de se desenvolver como empreendedor e possuir alguma ideia de negócio ou negócio, ou mesmo um negócio com impacto social, que envolva tecnologia.

O programa é dividido em etapas e a primeira foi lançada em setembro. Os interessados podem se inscrever no site, onde terão acesso a um treinamento inteiramente gratuito no formato de uma websérie com 12 episódios, intercalado com desafios para incentivar que os empreendedores apliquem os conhecimentos adquiridos na prática.

Assim que o empreendedor terminar a série, terá acesso ao certificado de conclusão. Com ele, será possível se inscrever até o dia 14 de outubro no Geração Empreendedora – Desafio Paraná para concorrer ao acesso de benefícios exclusivos como mentoria, capacitação presencial e investimento de R$ 7 mil para iniciar ou impulsionar o negócio.

No site do Desafio tem todas as informações.
No site do Desafio tem todas as informações.

Na fase final de seleção serão indicados 30 finalistas que se destacaram com projetos nas três categorias propostas pelo Desafio: Ideia de Negócio (máximo de seis meses de existência), Negócio (mínimo de seis meses de existência) e Negócio com Impacto Social (mínimo de seis meses de existência e que envolva algum impacto social no serviço/produto ofertado). Em todas as categorias, envolver tecnologia é requisito para a inscrição. As despesas de viagem, hospedagem e alimentação vão ser pagas pela Aliança Empreendedora. Dos 30 finalistas, três vão receber investimento em seus negócios de R$ 7 mil. O anúncio dos empreendedores que se destacaram vai acontecer em dezembro deste ano.