Grana!

Você pode ter dinheiro esquecido com o governo! Entenda!

Foto: Arquivo

Os valores referentes ao PIS/Pasep, que estão sendo liberados para muitos brasileiros neste ano, é apenas uma das fatias de quantias ‘esquecidas’ disponíveis para saque. A exemplo do PIS, há valores no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Restituição do Imposto de Renda e até mesmo prêmios da Loteria.

Leia mais! Quem tem direito ao Pis/Pasep?

Restituição do Imposto de Renda

restituicao

Esperada por muitos brasileiros, a restituição do imposto de renda, quando não é depositada diretamente na conta do contribuinte, fica disponível no banco durante um ano. Caso o resgate não seja feito, o contribuinte deverá fazer o requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF. O prazo para reivindicar o valor é de cinco anos. Caso isso não seja feito, o recurso volta para os cofres da união. O primeiro lote da restituição deste ano saiu no último dia 15.

Grana na loteria

Muitas pessoas ganham na loteria e acabam não buscando o dinheiro que lhes é de direito. Tirando as grandes boladas, prêmios secundários acabam sendo ‘esquecidos’.

Leia mais: Prêmio da Lotofácil vai a R$ 4,8 milhões!

Segundo a Caixa Econômica Federal, após 90 dias, prazo para a retirada dos prêmios, o valor é direcionado para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

FGTS Inativo

Foto: Divulgação/Agência Brasil.
Foto: Divulgação/Agência Brasil.

Todo trabalhador com carteira assinada têm, por parte da empresa, 8%  do valor do salário depositado no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Porém, quando o trabalhador pede demissão, o acesso a estes valores é liberado se a conta ficar sem depósitos por três anos. Será que você tem algo esquecido no banco? A consulta ao saldo do FGTS pode ser feita no site da Caixa.

DPVAT

O Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como DPVAT, é o seguro que  indeniza vítimas de acidentes de trânsito.

Leia mais! Você sabe qual a diferença entre IPVA, DPVAT e licenciamento de veículo?

Os valores para vítimas dos acidentes podem chegar a até R$ 13,5 mil em caso de morte ou invalidez permanente. Os recursos ficam disponíveis por até três anos.

Nunca ganha nada no Nota Paraná? Talvez você não tenha apertado um botão!