economia

Rschid: valor de R$ 6,2 bi com repatriação até agora é ‘relativamente expressivo’

O Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou que é “relativamente expressivo” o valor declarado até o momento relativo à repatriação de recursos de brasileiros enviados irregularmente ao exterior. Ele informou nesta segunda-feira, 26, que mais de 2.000 contribuintes aderiram ao programa, o que representaria um montante de R$ 6,2 bilhões.

Rachid destacou que o montante declarado é significativo, “considerando que temos mais de 40 dias” para concluir o prazo de adesão, que é 31 de outubro. Segundo o secretário da Receita, “o imposto de renda que anualmente declaramos, com calendário certo e legislação relativamente estável, 44% dos contribuintes deixam para fazer a declaração na última semana, 56% nas últimas duas semanas” e chega a 80% um mês antes. “Quanto isso vai dar, eu não sei. São valores que não estão ao nosso alcance neste momento.”

O Secretário destacou que não trabalha com a prorrogação do prazo que o programa de repatriação será encerrado.

De acordo com Jorge Rachid, a Receita Federal tem sempre em seu escopo a busca de contribuintes que não cumprem a legislação. “É uma questão de justiça fiscal, não é correto um contribuinte que cumpre a legislação e outro, não. Isso gera na pessoa jurídica uma concorrência desleal.”

Voltar ao topo