POR DENTRO

Nove profissões que estarão em alta no futuro

Decidir que carreira seguir não é uma escolha normalmente fácil. Imagine, então, escolher a profissão de olho nas tendências do futuro. Nessa era de avanços tecnológicos e inovação constante, o futuro do mercado de trabalho é refém da ciência e das mudanças nas relações interpessoais, mas há quem ouse fazer apostas.

Alinhada às novas necessidades de empresas e da sociedade, uma análise da consultoria Michael Page, especializada em recrutamento de alta e média gerência, indica algumas das profissões que serão mais demandadas até 2030 – e muitas ainda nem existem. Para Ricardo Basaglia, diretor-executivo da companhia, as carreiras abaixo serão determinantes para um futuro que se aproxima rapidamente:

1. Consultor de genoma

A engenharia genética humana está cada vez mais refinada e, muito em breve, é possível que surjam “arquitetos de bebês”. Mesmo com uma forte discussão ética sobre a possibilidade de escolher características estéticas dos fetos, há possibilidade de prevenção de doenças genéticas.

2. Consultor de longevidade

Assim como atualmente temos um enorme mercado para personal trainers, surgirá uma demanda de profissionais especializados em serviços, técnicas e orientação sobre longevidade e vida saudável na terceira idade. “O consultor de longevidade será um facilitador de conteúdos, atividades, viagens e programas específicos”, afirma Basaglia.

3. “Hacker” genético

Será um expert em melhoramento genético. Poderá atuar buscando possibilidades de melhora de performance em atividades esportivas ou qualquer outra área em que humanos queiram alcançar novos limites.

4. Policial virtual

De modo geral, leis, tratados e acordos jurídicos, políticos e de direitos humanos foram concebidos para o mundo “offline” e ainda estamos engatinhando no que diz respeito a legislação para o mundo virtual. “O policial digital será treinado para investigar fraudes, furtos, distorções, quebra de reputações, formação de quadrilhas, tráficos em diversas escalas, em suma, crimes que ocorrem em nível virtual, por meio de dados, algoritmos, softwares”, diz Basaglia.

5. Especialista em simplicidade

O oceano de informações disponíveis atualmente abre também uma infinidade de possibilidades. Assim, nessa realidade progressivamente mais complexa, haverá a necessidade daqueles que saibam otimizar e simplificar processos, serviços e até produtos.

6. Assessor de aprimoramento pessoal

“O aprimoramento pessoal com pegada mais tecnológica poderá identificar pontos de influência, inspiração, fraqueza e originalidade na jornada dos clientes em busca de evolução”, acredita ele.

7. Programador de entretenimento pessoal

Grandes empresas como Google, Facebook e Amazon já têm profissionais capacitados para treinar softwares que vão identificar os gostos dos clientes de acordo com seus hábitos de busca e consumo. No futuro, essa espécie de consultor de lazer atuaria em um nível muito mais pessoal, encurtando o tempo gasto procurando uma nova série preferida, aquela banda que vai entrar no seu repertório para sempre ou um restaurante queridinho para chamar de seu.

8. Curador de sustentabilidade

De acordo com Basaglia, os avanços tecnológicos ainda guardam muitas surpresas para o campo da sustentabilidade, como programas mais precisos de previsão de eventos climáticos como furações, tempestades, inundações e secas persistentes. Isso deve afetar substancialmente o cotidiano profissional de biólogos, geólogos, físicos e ambientalistas e influenciará o funcionamento de indústrias, empresas e governos.

9. Especialistas em gestão de resíduos

Responsável por lidar com as quantias descomunais de lixo produzidas diariamente pela humanidade. Devem ganhar força tecnologias voltadas para o reaproveitamento destes restos, seja por meio de reciclagem ou geração de energia.