Imposto

Mais de 34 mil paranaenses caíram na malha fina. Você ‘caiu’? Saiba o que fazer!

Foto: Marcelo Camargo/ABr
Foto: Marcelo Camargo/ABr

No estado do Paraná foram recepcionadas 1.846.900 declarações do imposto de renda das pessoas físicas relativas ao exercício de 2016, sendo que 34.556 delas incidiram em malha o que representa percentual de 1,87% do montante de declarações apresentadas.

Em 2015 foram retidas 27.456 das 1.823.809 declarações recebidas, naquele ano, o que representa o percentual de 1,50%. Para verificar a situação específica o contribuinte deverá acessar o atendimento eletrônico (eCAC) no endereço www.rfb.gov.br e verificar o motivo da pendência.

Caso concorde com os apontamentos feitos pela Receita o contribuinte deverá retificar a declaração efetuando os ajustes necessários e, caso ainda resulte em imposto a restituir deverá aguardar a liberação do valor nos próximos lotes que são liberados todos os meses a partir de janeiro/2016.

Caso ele não concorde com os apontamentos feitos pela Receita ele deverá aguardar e a partir de janeiro de 2017 agendar, por meio do e-CAC, o atendimento para comprovação da regularidade da situação apontada. Por ocasião do atendimento o contribuinte deverá trazer o original e cópias dos documentos necessários à comprovação da regularidade.