economia

Empresas deverão capacitar negociadores em convenções coletivas

As empresas devem qualificar melhor seus negociadores para atuarem na discussão das convenções coletivas de trabalho após a aprovação da reforma trabalhista, na avaliação de membros da área jurídica de empresas do varejo. Durante evento do setor de supermercados, o gerente jurídico da rede Angeloni, Hélder Levy dos Santos, avaliou que as companhias precisarão analisar todas as cláusulas de suas convenções coletivas diante da nova regra que privilegia o negociado entre empregador e empregado.

Para o diretor jurídico trabalhista do Carrefour, Alexandre Albuquerque Almeida, as empresas precisam ser capazes de resolver impasses, o que significa manter canais de comunicação abertos.

Santos ainda mencionou que alguns acordos de convenção coletiva podem conter cláusulas hoje já não praticadas, questões burocráticas e sem impacto para trabalhadores. Ele avaliou, no entanto, que a revisão passa a ser necessária para evitar que eventuais descumprimentos de cláusulas desse tipo resultem em disputas com sindicatos.

Voltar ao topo