economia

BC do México eleva taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual, para 4,75%

O Banco Central do México decidiu nesta quinta-feira elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual, para 4,75%. Segundo a instituição, a medida foi tomada para conter pressões inflacionárias.

O BC mexicano diz que a elevação tem como objetivo ancorar as expectativas para os preços, já que os riscos de curto prazo para a inflação aumentaram no país. A instituição também ressalta, porém, que não se trata do início de um ciclo de aperto monetário.

O banco central diz que a perspectiva para o crescimento mundial continua em patamar moderado. A nota do BC mexicano cita especificamente o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, que teve ajuste para baixo em suas previsões para este ano e o próximo. O comunicado também aponta que a volatilidade nos mercados financeiros internacionais “aumentou de maneira importante em setembro”, após no mês anterior seguir “em níveis relativamente baixos”. O BC diz ainda que o nervosismo por causa das eleições nos EUA poderia aumentar a volatilidade nos mercados.

Voltar ao topo