Detran implanta sistema de habilitação em Cascavel e Foz do Iguaçu

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) implanta na segunda-feira (12), na região de Cascavel e Foz do Iguaçu, o novo sistema de habilitação que traz a obrigatoriedade do curso de atualização de Primeiros Socorros e Direção Defensiva para renovar a carteira de habilitação. A exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções nº 168/169, vale para os motoristas habilitados antes de 1998.

Junto com Cascavel e Foz do Iguaçu, o sistema será implantado nas Ciretrans de Nova Aurora, Ubiratã, Toledo, Guaraniaçu, Catanduvas, Medianeira e Matelândia. A implantação do sistema pelo Detran está sendo feita de forma gradual e a previsão é de que seja finalizada ainda no primeiro semestre. Por enquanto, o sistema está operando em 36 das 99 Ciretrans do Estado, inclusive na capital.

Com o novo sistema, o motorista que precisar renovar a habilitação terá que optar por freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores autorizado pelo Detran para oferecer o curso ou agendar a prova com 30 questões no Detran. A prova é gratuita e pode ser feita até duas vezes. O candidato que não atingir 70% de acerto nessas duas tentativas terá que fazer o curso presencial.

Quem optar por realizar a prova pode já estudar com as apostilas do Denatran, disponíveis para download no site do Detran (www.pr.gov.br/detran). O condutor que não tem acesso à internet pode adquirir as cartilhas impressas no Detran/PR, pagando uma taxa de R$ 7,41 por cada apostila.

Voltar ao topo