Magia do Natal

Voluntários vão “abraçar” hospital de Curitiba e fazer serenata para os pacientes

Voluntários farão serenata para quem está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Foto: Átila Alberti
Voluntários farão serenata para quem está internado no Hospital Nossa Senhora das Graças. Foto: Átila Alberti

A música e o Natal, juntos, parecem magia, pois fazem coisas que muitas vezes ninguém imagina. Até mesmo tirar pacientes do coma. Sim, isso já aconteceu no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, e pode acontecer de novo, na semana que vem, quando haverá a Serenata de Natal, que irá “abraçar” o hospital com a cantoria do lado de fora, para levar a mensagem de Natal através da música aos pacientes internados.

A serenata será na próxima quarta-feira (20), a partir das 19h30 (concentração na entrada principal do hospital, na Rua Alcides Munhoz). Assim os pacientes poderão olhar pela janela e ver lá embaixo a homenagem feita para eles. Todos que quiserem cantar junto, mesmo que não tenham nenhuma experiência com música ou sejam só cantores de chuveiro, podem participar. Oito canções foram selecionadas, nesta ordem: Vem Que Está Chegando o Natal; Noites Traiçoeiras; Então é Natal; Noite Feliz; Canção do Amanhecer; Gloria in Excelsis Deo; Adeste Fidelis; e Bate o Sino.

Primeiro os convidados irão para uma entrada lateral, a do Banco de Sangue, onde cantarão para um lado de janelas dos quartos. Depois, irão até a frente de um estacionamento na Rua Rosa Saporski, onde cantarão para as janelas do outro lado.

Emoção

A equipe que está organizando a serenata conta que ela é feita há 10 anos, porém somente interna. Pessoas representando José, Maria e o menino Jesus vão de quarto em quarto, cantando aos pacientes. Esta será a primeira vez que será feita externa, com a participação do público externo.

Muitos pacientes que ouviram a serenata relataram que esta era a energia que precisavam para conseguir se recuperar e ganhar alta. Outros estão dormindo – não se sabe se estão apenas dormindo ou sedados – e começam a balbuciar as músicas, por debaixo das máscaras de oxigênio. Houve até caso de paciente que saiu do coma, após a homenagem cantada em seu ouvido.
Informações e inscrições: 3240-6706 / 6975 ou 9 9955-7441.