em memória

Vigília por Marielle Franco junta milhares na Santos Andrade

Vereadora foi executada no Rio de Janeiro. Foto: Flickr
Vereadora foi executada no Rio de Janeiro. Foto: Flickr

Milhares pessoas fazem uma vigília em Curitiba em protesto pelo assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol-RJ). As escadarias do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, estavam todas ocupadas na noite desta quinta-feira (15). Por volta das 20 horas, muitas pessoas ainda chegavam à praça para homenagear a memória e o trabalho da parlamentar.

Vigília foi nas escadarias do prédio histórico da UFPR. Foto: Cecília Tümler
Vigília foi nas escadarias do prédio histórico da UFPR. Foto: Cecília Tümler

Mulheres e homens acenderam velas, levaram cartazes para a praça e repetiam “Marielle, presente”, e “foi execução” durante o ato. Representantes do movimento negro, principalmente mulheres, discursavam sobre as lutas e a trajetória da vereadora, mas membros de outros grupos da sociedade civil também participavam da manifestação desta noite. Algumas pessoas levaram flores em homenagem à Marielle e a todas vítimas da violência.

A parlamentar e o seu motorista, Anderson Pedro Gomes, foram mortos a tiros em um carro, na região Central da cidade do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (14). Outra passageira do veículo, que era assessora de Marielle, ficou ferida.

Mulher, negra e da favela da Maré, Marielle se dedicava à luta pelas causas feministas pelos direitos humanos, e ao combate à violência policial. Horas antes de ser assassinada, a vereadora utilizou as redes sociais para questionar a morte suspeita de um jovem da favela do Jacarezinho, na zona norte do Rio. A família acusa policiais pela morte do rapaz.