Escândalo da carne

Vigilância Sanitária inspeciona 10 hipermercados de Curitiba

A equipe de Vigilância Sanitária de Curitiba realiza, na tarde desta segunda-feira (20), a fiscalização de dez hipermercados da capital. A ação é resultado da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (17).

De acordo com Rosana Zappe, diretora do Centro de Saúde Ambiental, o objetivo é coletar amostras de diversos embutidos produzidos pelas empresas investigadas na operação. “Nos próximos dias também vamos coletar amostras de carnes, mas hoje serão apenas amostras dos embutidos como linguiça, salame, calabresa e salsicha nesses dez estabelecimentos”, informou.

Foto: Henry Milleo
Foto: Henry Milleo

Essas amostras, segundo ela, serão enviadas ao laboratório central do Paraná para análise, e os resultados devem ser divulgados em aproximadamente sete dias. “Se encontrarmos irregularidades passivas de apreensão, vamos tirar esses produtos do mercado e a empresa poderá ser penalizada”, adianta.

Ainda de acordo com a diretora, fiscalizações acontecem diariamente com o objetivo de regularizar a produção e o comércio de produtos na capital. No entanto, a ação de hoje é diferente das demais porque foca somente nas marcas investigadas pela Operação da PF.

Cuidados

Segundo a diretora, a Vigilância Sanitária de Curitiba não recebeu nenhuma denúncia relacionada à Operação. No entanto, alguns cuidados são necessários ao adquirir esses produtos. “Não precisa parar de comer ou ficar preocupado, mas é importante observar o prazo de validade, verificar se a embalagem está íntegra e se há presença de objetos estranhos na embalagem. Além disso, é importante conservar adequadamente esses produtos em suas residências”, aconselha.

Em caso de detectar produtos com problemas em algum estabelecimento comercial, ela também informa que o cliente pode realizar uma denúncia pelo telefone 156.

Foto: Henry Milleo
Foto: Henry Milleo