Saúde

Veja como adaptar seu corpo ao horário de verão em 5 passos

Foto: Arquivo.

Falta pouco mais de um mês para o início do horário de verão, tempo ideal para adaptar o organismo e a rotina para a hora a menos no dia. Previsto para começar no dia 15 de outubro de 2017, quando os relógios deverão ser adiantados (ou jogados para frente) em uma hora, o horário de verão pode trazer sintomas de jet lag, como mal estar, dificuldade para dormir, sonolência durante o dia, alterações no humor e até nos hábitos alimentares.

Confira alguns dos cuidados que podem ser tomados a partir desta semana para tornar esse período o mais tranquilo possível!

1) Prepare o quarto antes de dormir

Adaptar a rotina de dormir pode ser essencial para evitar muito do desconforto causado pelo horário de verão. A limpeza do sono, portanto, é uma boa indicação e começa por deixar todo o ambiente bem escuro, silencioso e em uma temperatura nem muito quente, nem muito fria. Escureça o quarto com o uso de cortinas grossas ou black out. Silencie o quarto deixando os celulares, smartphones e qualquer outro eletrodoméstico fora do local. A temperatura pode ser adaptada com o uso de ar condicionado ou climatizadores.

2) Evite fazer exercícios três horas antes do descanso

Prefira manter o organismo relaxado, pronto para dormir, sem se envolver em atividades agitadas, como os exercícios físicos na academia. Embora os exercícios sejam essencial, procure fazê-los até três horas antes desse preparo para o sono.

3) Durma 10 minutos mais cedo, e acorde 10 minutos mais cedo

Pode parecer que não, mas essa pequena mudança ajuda, continuamente, o organismo a se adaptar ao novo horário. Suavizando a mudança a cada dia, quando os horários de fato mudarem, o impacto será menor.

4) Evite alimentos calóricos ou com cafeína

Tudo que relaxe o organismo é bem-vindo. Refeições pesadas, ricas em gorduras, portanto, devem ser evitadas antes de dormir. Da mesma forma, alimentos que contenham cafeína, como café, chá preto, refrigerantes devem ser consumidos ao longo do dia e barrados antes de dormir. O mesmo vale para doces, como chocolates.

5) Entretenimento saudável antes de dormir

Se você for uma daquelas pessoas que não consegue pegar no sono sem ser em frente à televisão, procure outras fontes de entretenimento, que não envolvam uma tela. Ler um livro pode ajudar, bem como escutar músicas calmas e tranquilas.