CLIMA

Vai chover finalmente? Saiba como fica a previsão do tempo para o fim de semana

Neste sábado (23), já são 32 dias sem água caindo do céu na Grande Curitiba. Então, será que finalmente vai chover por aqui neste fim de semana? De acordo com o Simepar, uma frente fria que se desloca pelo Oceano Atlântico na altura do RS, já muda o tempo em parte do Paraná. O dia amanheceu com uma grande concentração de nuvens entre as regiões norte, central, Campos Gerais, leste e entre parte do oeste e sudoeste. Porém, há registros de chuviscos ocasionais apenas entre a Serra do Mar e as praias.

Em Curitiba, diz o meteorologista Reinaldo Kneib, pode ter chuva fraca entre hoje e amanhã. Ela deve ser rápida e não molha muito. Chove em alguns pontos da cidade, em outros não, como um regime de verão. Depois dela, o sol pode voltar a predominar. Mas na terça e quarta-feira, a precipitação deve ser bem mais intensa e, de fato, assentar a poeira. A umidade do ar fica mais alta e deve amenizar os problemas respiratórios.

Durante a semana, por conta da frente fria, a temperatura cai um pouco. Fica com mínimas pelos 15.º e máximas pelos 25.º. “Curitiba voltando a ser Curitiba”, brinca Reinaldo, que também mostra que na questão da temperatura, o mês de setembro está sendo muito atípico, com cerca de 4.º acima da média histórica para os meses de setembro. Neste mês houve picos de 30.º, até 32.º, o que não é tão comum para o mês de início da primavera.

Aliás, falando em primavera, as flores ainda não apareceram na totalidade por causa do tempo seco. Segundo Reinaldo, o calor “convidou” as plantas a prepararem os seus botões, que ainda não floresceram totalmente por conta da falta de umidade. Mas agora, com a chuva colaborando com a florada, os canteiros da grande Curitiba devem ficar muito coloridos.