Desespero?

Motoristas formam fila gigante e gasolina acaba em posto que ainda tinha combustível

Fila está dobrando a esquina e os carros só entram no posto para abastecer quando libera alguma vaga. Foto: Átila Alberti

O desespero dos motoristas para garantir o tanque cheio, por causa da greve dos caminhoneiros, fez com que uma fila quilométrica se formasse no Atuba, em Curitiba, às margens da Linha Verde, a BR-476, durante a manhã e início da tarde desta sexta-feira (25). Com medo dos ânimos exaltados, o dono do posto, que já até recebeu ameaças, colocou correntes no estabelecimento e os carros entram um por vez, conforme libera vaga para abastecimento. No entanto, só quem passou por lá até cerca de 15h conseguiu abastecer – foi mais ou menos neste horário que o combustível terminou. Depois disso, os motoristas que ainda esperavam na fila dispersaram.

Os funcionários contaram que o movimento incontável começou já cedo, por volta das 6h. A reserva do tanque do posto começou a ser esvaziada e, segundo avaliação de Alexandre Helal, o dono do comércio, pode acabar ainda nesta sexta-feira.

O preço do combustível segue um padrão que já tem sido registrado em toda a cidade: R$ 2,99 o etanol e R$ 4,69 a gasolina. O homem contou que o desespero das pessoas está tão grande, que já teve gente até ameaçando de morte os funcionários. “Estão ameaçando invadir, param o carro em desespero no final da fila e querem que a gente atenda, a situação está muito complicada”.

A favor da greve, o dono do posto disse que alguma coisa precisa ser feita, pois é injusto o preço que todos pagam pelos serviços. “Ninguém está feliz. E enquanto o preço do combustível for moldado pela Petrobras da forma que tem feito hoje, mudando conforme o valor do dólar no dia, a gente vai continuar pagando o pato”.

Alexandre disse que assim que acabar o combustível, o posto vai ser fechado. “E é aí que está o nosso medo, porque as pessoas estão achando que nós estamos segurando o combustível e longe da gente fazer isso”, explicou.

Falta de combustível

Além da situação na Linha Verde, vários outros pontos de Curitiba também estão com grande movimento nas proximidades dos postos de combustível. Na Avenida Comendador Franco, no Uberaba, uma fila enorme se forma. Já na Avenida Presidente Kennedy, outra enorme fila também toma parte das vias.

Os relatos das pessoas são de que alguns motoristas chegaram a rodar por pelo menos 20 postos para conseguir encontrar um posto que ainda tinha combustível em estoque. Grande maioria dos estabelecimentos já não tem mais o material para oferecer e não há previsão de chegar mais.

5º dia de greve dos caminhoneiros teve fogo, paralisação e tanques vazios. Veja como foi!