Novidade

Uber passa a aceitar pagamento em dinheiro em Curitiba

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná.

A partir de quarta-feira (24), usuários do aplicativo Uber em Curitiba poderão pagar as viagens em dinheiro. Até o momento, o serviço alternativo de transporte de passageiros aceita apenas cartão de crédito. A capital é a nona cidade brasileira a receber a novidade. O pagamento em espécie já está disponível em Salvador, Recife, Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Brasília e Goiânia.

Inicialmente, apenas uma parcela dos clientes terá acesso à nova forma de pagamento, que deve ser selecionada no instante em que o veículo é requisitado. Nos dias seguintes, a opção deve ser disponibilizada a todos os cadastrados.

“Fizemos um teste no Nordeste do país ­ em Fortaleza, Recife e Salvador. Lá, percebemos que 60% das pessoas paravam o cadastro no momento em que precisavam inserir os dados do cartão de crédito. Não sabemos se isso acontecia porque elas não tinham o cartão ou estavam com receio de disponibilizar as informações”, explica o porta-voz da empresa no Brasil, Pedro Prochno. Depois de liberar o pagamento em dinheiro, a plataforma viu o fluxo de clientes quase dobrar. Um aumento de 90% nos cadastros, garante a empresa.

Uber x taxistas

Desde que começou a funcionar em Curitiba, no dia 18 de março de 2016, o Uber se tornou tema de discussão, ameaças e até confrontos entre motoristas do aplicativo e taxistas. Ainda não regulamentado, o serviço é considerado irregular pela prefeitura. A empresa alega que está amparada pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) para operar, mas se diz favorável a uma legislação municipal específica.

Na Câmara de Vereadores da capital paranaense, tramita uma proposta que pretende disciplinar a atividade, exigindo dos motoristas cadastrados no aplicativo o pagamento de impostos e taxas municipais equivalentes aos dos taxistas. O projeto de lei está parado na Comissão de Serviço Público, aguardando um parecer da Urbs antes de poder seguir para análise e votação em plenário.

Logo que o aplicativo entrou em operação, a Tribuna pesquisou quais as vantagens e desvantagens do táxi e do Uber.