Efeito 'cebola'

Temperaturas terão grandes variações nesta semana! Veja a previsão completa!

Foto: Átila Alberti.

Curitiba viverá uma semana em que o ‘efeito cebola’ será recorrente. Entre terça-feira (7) e quinta-feira (9), a previsão do Simepar é de que a cidade terá cerca de 14ºC de variação nas temperaturas entre as manhãs e as tardes. Assim, o curitibano terá que sair de casa coberto com diversas roupas para se proteger do frio, pela manhã, e ao longo do dia vai tirando as peças à medida que a temperatura vai aumentando.

Confira a previsão do tempo completa!

Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a ausência de nuvens é a principal responsável pelo efeito, já que, sem o cobertor da nebulosidade, a temperatura absorvida pelo solo ao longo do dia se perde para a atmosfera com maior facilidade. “A massa muita seca não forma nuvens e o calor acumulado se perde a noite”. Assim, teremos ao menos três dias de manhãs mais frias, com temperatura na casa dos 10ºC, e tardes ensolaradas e de relativo calor, com máxima prevista para 25ºC. Na terça, o dia começa com 9ºC de mínima prevista, com máxima chegando à casa dos 23ºC. Há possibilidade de chuva fraca de noite nesta terça na capital.

No Norte e Oeste, a previsão é para temperaturas mais elevadas. A massa de ar polar perde força com o passar dos dias, o que favorece à elevação da temperatura na região. O sol gradativamente esquenta a atmosfera e pode ocasionar a formação de nevoeiros. A mínima para a região nesta terça deve ser na casa dos 15ºC, em Apucarana, com máxima prevista para os 30ºC, em Maringá.

Quem pode enfrentar alguma chuva são as regiões Sul e Sudoeste. A passagem de uma frente fria pelo extremo sul do Brasil cria áreas de instabilidade que podem chegar até as regiões fronteiriças entre o Paraná e Santa Catarina. Mas, segundo Jacóbsen, se houver chuva será em pequena quantidade, e de maneira esparsa. “Dificilmente deve evoluir para alguma chuva significativa. Nas áreas mais ao sul pode chover, mas vai ser muito isolado”, comentou.