LIBERADOS

Taxistas poderão rodar com bandeira 1 em dezembro

Para atender uma solicitação dos taxistas, a Urbs autorizou nesta quarta-feira (29) que os táxis de Curitiba rodem somente na bandeira 1 no mês de dezembro. A medida, no entanto, não agradou toda categoria, que reclama da burocracia e custos para poder colocar em prática o desconto para o passageiro. Assim, das cinco rádiotaxis da capital, somente duas vão participar da “promoção”.

A solicitação da classe era para que o taxímetro ficasse livre por tempo indeterminado. A decisão da Urbs, por outro lado, só permite que os motoristas corram em bandeira 1 no mês de dezembro. Nos anos anteriores, os veículos rodavam com bandeira 2 em tempo integral entre 1.º de dezembro e 1.º de janeiro, o que seria o “décimo terceiro” dos taxistas .

Outro problema levantado pela categoria é a questão técnica para a liberação do taxímetro. Os taxistas interessados em correr só na bandeira 1 precisam pagar para uma oficina autorizada o destravamento do aparelho agora e novamente em janeiro, para que o taxímetro volte a cobrar as bandeiras 1 e 2.

O presidente da rádiotaxi Faixa Vermelha, César Bueno, que iniciou o projeto da bandeira 1, afirma que a associação vai aderir à promoção, mas que nem todos os taxistas vão mudar o taxímetro. “Por conta do valor para mudar o aparelho”, explica. Mesmo assim, todos os taxistas dessa rádiotaxi darão os 18% de desconto no fim da corrida para equivaler ao preço cobrado na bandeira 1, que equivale a R$ 2,70 por quilômetro rodado ao invés dos R$ 3,30 da bandeira 2.

Além disso, a rádiotaxi Faixa Vermelha continua com os 30% de desconto para os clientes que solicitarem pelo preço no valor final da viagem. “Assim, nosso cliente vai pagar praticamente metade do preço da corrida”, destaca Bueno.

Outra que aderiu à promoção foi a Mega Táxi, porém, como a medida é facultativa, 80% dos motoristas vão rodar somente na bandeira 1 durante o mês de dezembro. O restante continua cobrando o valor normal. Quando o cliente for pedir a corrida, ele precisa solicitar o carro que faça só bandeira 1.

Não vão aderir

Por outro lado, os taxistas da Táxi Capital optaram por não rodar as 24 horas do dia somente na bandeira 1. A opção é por causa da medida tomada pela Urbs que limita a corrida da bandeira 1 para o mês de dezembro. “O pessoal achou o processo muito trabalhoso. Teríamos que ir duas vezes à oficina, perdendo tempo e dinheiro”, explica Alexandre Sousa, presidente da Táxi Capital. “Se não precisássemos voltar a rodar na bandeira 2, nós iríamos aderir”, destaca Sousa. A Táxi Capital segue oferecendo 30% de desconto no fim das corridas aos clientes.

Esse é o mesmo motivo que levou a Táxi 10 a não praticar a bandeira 1 ao longo de todo o mês de dezembro. Segundo o diretor dessa central, Neri Amarante, eles já trabalham com desconto de 30% e, para o mês de dezembro, irão ofertar 40% de desconto aos passageiros.

Além dessas, Táxi Capital, a Táxi 333 não vai praticar bandeira 1 em dezembro, mas também continua com o desconto de 30% aos clientes que solicitarem o valor no fim da corrida.

De acordo com o presidente da União dos Taxistas de Curitiba (UTC), Eduardo Fernandes, as promoções são uma forma do serviço de táxi ficar mais competitivo no mercado. “Hoje, com a concorrência, temos que estabelecer condições para continuarmos no páreo”, diz. “O mercado de táxis está passando por uma transformação. Precisamos encarar isso de frente, agora com um preço mais competitivo.”