Tempo instável

Será que vai chover no feriadão? E no fim de semana? Confira a previsão do tempo

Foto: Átila Alberti

Durante o feriado de Nossa Senhora de Aparecida , nesta quinta-feira (12), e no fim de semana que segue, as torneiras do céu estarão abertas em praticamente toda a região Sul do Brasil. No entanto, o alerta de tempestade com rajadas de vento, trovoadas e até granizo, se aplica mais ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No interior do Paraná, por exemplo, há grande chance de tempo bom em diversas regiões.

Na região de Curitiba, porém, vai prevalecer a instabilidade, o conhecido “sol entre nuvens” na maior parte do tempo, mas com previsão de tempestade para essa quinta-feira e para o sábado (14).  No domingo, o tempo volta a ficar mais estável e as chances de chuva são menores.

Confirma mais informações sobre a previsão do tempo

Devido ao sistema de baixa pressão que se instalou nos três estados do Sul, favorecendo o acúmulo de nuvens e ventos mais úmidos, as temperaturas sofrerão queda ao longo destes quatro dias. Para esta quinta-feira, as temperaturas em Curitiba devem variar entre 17.°C e 30.°C. Já no domingo (15), a mínima fica na casa dos 10.°C e a máxima na dos 16.ºC.

Praias

Diferente do interior do Paraná, onde haverá Sol e muitos locais com tempo quente, o tempo no litoral do estado vai ser até mais fechado do que o previsto para a capital. De acordo com Climatempo e também com o Simepar, a possibilidade de tempestade no litoral se estende por todos os dias, até domingo, quando as chuvas devem diminuir.

Entre sexta-feira (13) e o sábado, os ventos podem atingir até 48 quilômetros por hora. Apenas a temperatura que não deve baixar. Na faixa litorânea do Paraná, as mínimas ficam na casa dos 20.°C e 22.°C, enquanto as máximas deverão variar entre os 23.°C e os 28°C.

O tempo no Litoral de Santa Catarina deverá seguir os mesmos padrões instáveis de chuvosos do Paraná. Entre a divisa do estado e Florianópolis, porém, as chuvas deverão ser mais amenas. As temperaturas deverão variar entre 16.°C e 27.°C. Já na faixa mais ao Sul, o risco de tempestades intensas é mais alto. “A chuva pode causar transtornos especialmente no Rio Grande do Sul e no sul de Catarina. Há risco de raios e chuva moderada forte nos quatro dias do feriado prolongado”, informou o alerta do Climatempo.