Pequenos negócios

Semana do MEI promete ajudar empreendedores curitibanos

Foto: Felipe Rosa
Foto: Felipe Rosa

Começa nesta segunda-feira (13) uma semana dedicada aos microempreendedores individuais (MEI) de Curitiba. Aqueles que têm sua própria empresa, e também quem pretende abrir uma, terão à disposição entre os dias 14 e 18 de maio uma programação especial com palestras, cursos, oficinas e consultorias sobre formalização do negócio e capacitação para crescer. As atividades são gratuitas e acontecem no Engenho da Inovação – antigo Moinho Rebouças – na Rua Engenheiros Rebouças, 1732, em Curitiba.

A Semana MEI, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), com apoio da prefeitura, terá palestras diárias e um mutirão, no dia 17, reunindo todos os serviços de apoio aos MEIs no Parque Barigui.

“Fomentar a capacitação dos microempreendedores individuais e estimular o seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento de Curitiba. A Semana MEI é tão importante pois tem como principal objetivo incentivar a formalização e priorizar o atendimento dos microempreendedores individuais”, afirma Letícia Wolf Moura Justus, coordenadora do Espaço Empreendedor, da prefeitura.

Programação

A programação começa no dia 14, próxima segunda-feira, com a palestra “Gestão Financeira, do Controle à Decisão”; e continua, nos dias 15 e 16, respectivamente, com os temas “Como Ter Ideias Criativas e Inovar na Prática” e “Sei Formar Preço”.

No dia 18, será ministrada a palestra “Aprenda a Fazer o Seu Tempo Seu Maior Parceiro”. “É fundamental que o microempreendedor individual busque informações confiáveis e de especialistas, para que desempenhe suas atividades de forma legal, segura e competitiva”, destaca Maria Fernanda Miotto, consultora do Sebrae/PR.

Mutirão

Salão de atos do Parque Barigui recebe mutirão de atendimento a MEI. Foto: Aliocha Mauricio
Salão de atos do Parque Barigui recebe mutirão de atendimento a MEI. Foto: Aliocha Mauricio

Na quinta-feira (17) acontece o mutirão do Microempreendedor Individual, das 8h às 18h, no Salão de Atos do Parque Barigui. O local vai abrigar um seminário, em que especialistas do Sebrae/PR e parceiros irão abordar temas como gestão, negócios inovadores, novas tecnologias, organização de finanças e imagem pessoal.

Além disso, as equipes da administração municipal que tratam do tema estarão presentes para orientar e ajudar a regularizar os MEIs e auxiliar no envio da declaração anual (DASN-SIMEI).

Durante o evento, haverá ainda consultorias de especialistas do Sebrae e atendimento com instituições financeiras para apresentação de opções de crédito, além de tira-dúvidas com entidades como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Finanças (sobre ISS), Receita Estadual, INSS e Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Outras ações

Além da Semana MEI, o mês de maio terá três outras palestras voltadas a microempreendedores individuais. Na próxima quinta-feira (10), na Regional Bairro Novo, um consultor do Sebrae/PR irá tirar todas as dúvidas sobre a regularização da atividade. No dia 24, na Regional Pinheirinho, será realizada a palestra “Sei Controlar o Meu Dinheiro”; e, no dia 29, na Regional Boa Vista, será abordado o tema “A Internet como sua Aliada”.

A programação completa da Semana MEI pode ser acessada no site. A inscrição para participar das palestras pode ser feita no site da Agência Curitiba, nos oito Espaços Empreendedor ou pelo telefone do Sebrae/PR 0800-570-0800.

Tatuadora que ajuda mulheres com câncer fala sobre projeto “Cores que acolhem”