enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Cobrança polêmica

Saiba se você tem direito a isenção da taxa de lixo cobrada em Curitiba

  • Por Vinicius Cordeiro - Gazeta do Povo
Foto: Jonathan Campos

Os curitibanos que não têm condições de pagar a taxa de coleta de lixo cobrada juntamente com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) podem pedir a isenção da cobrança até a próxima sexta-feira (9). A taxa foi alvo de muita polêmica desde que suas regras mudaram, no início deste ano e, no mês passado, o próprio prefeito Rafael Greca declarou que a população mais carente poderia entrar com o pedido para ficar isento da cobrança.

No entanto, para conseguir essa anulação, a pessoa precisa comprovar que não tem condições de pagar o imposto e se enquadrar em alguns critérios estabelecidos pela prefeitura de Curitiba. Para isso, é preciso ter rendimentos de até R$ 1,6 mil mensais e o imóvel deve ter valor máximo de R$ 140 mil.

Leia mais: Taxa de lixo vira “pedra no sapato” dos curitibanos

Cumprindo essas exigências, o cidadão deve abrir um processo na prefeitura ou em uma das dez Ruas da Cidadania até a próxima sexta-feira. Para dar entrada no pedido, é preciso apresentar documentos pessoais (CPF e RG), além de comprovante de renda e o talão do IPTU. A prefeitura recomenda também seja levada uma descrição do imóvel. Certidões não serão aceitas.

Com solicitação feita, o pagamento da taxa de lixo fica suspensa por 30 a 40 dias — tempo que a prefeitura vai analisar a incapacidade financeira da família. Nesse período, uma assistente social irá visitar o imóvel, analisando também critérios socioeconômicos da família.

Leia também: Povo reclama da falta de pediatras nas unidades de saúde de Curitiba

Caso a prefeitura julgue que a pessoa é capaz de pagar a taxa de lixo, não serão cobrados juros, multa e nem correção pelo período. Vale lembrar que as famílias de baixa renda que são isenta de pagar IPTU já têm o direito de 50% de desconto da taxa de lixo. Ou seja, esse pedido de isenção seria para comprovar que não têm condições de arcar com os outros 50%.

Já quem fez o pagamento e pedir a isenção, terá o dinheiro recebido após comprovar a falta de condições financeiras.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

15 Comentários em "Saiba se você tem direito a isenção da taxa de lixo cobrada em Curitiba"


Ma_no
Ma_no
3 meses 10 dias atrás

Duro uma parte da população ter que pegar o pires na mão e ir até a Prefeitura, ficar horas esperando para ter seu pedido avaliado e na maioria das vezes negado. Isso tira a dignidade do cidadão(â). Precisa disso para saber que uma pessoa que ganha salário de 900 não pode pagar 1000 de IPTU???!!!AF!

Wanderley Alexandrini
Wanderley Alexandrini
3 meses 14 dias atrás

Além da taxa de lixo ardilosamente desvinculada do IPTU, tem o aumento bem acima da inflação mais de 6% sobre o valor venal do imóvel atualizado com valores pré crise de 2014, ou seja, malandragem desta gestão e também da anterior.

Peracio Aguirre
Peracio Aguirre
3 meses 16 dias atrás

É lamentável, mas é nos bairros populares que se vê lixo pelas ruas e terrenos.
Passem próximo da Vila Torres e percebam as ruas e o coitado do Rio Belém.

carla
carla
3 meses 16 dias atrás

Pode deixar, nós pagamos dobrado para eles manterem lá limpo, já que o povo que mora lá tem como profissão “desermpregado”. Aliás não deveria nem ter gente morando nas beiras de rio pois, o rio é patrimônio da cidade!

CORITIBA SEMPRE MAIOR
CORITIBA SEMPRE MAIOR
3 meses 10 dias atrás

Verdade né Carla, esse pessoalzinho que mora na beira do rio deveria se mudar pro Batel logo, tá cheio de apartamento vazio lá…que escolha mais infeliz desse povo né? Onde já se viu preferir morar em favelas quando se poderia morar num bairro chique?

Leonizia Bastos
Leonizia Bastos
3 meses 16 dias atrás

Mais uma maneira de roubar a população, já pagamos tantos impostos, deixando até de comprar alguma coisa para nossa casa, para pagar essas taxas absurdas da prefeitura.

carla
carla
3 meses 16 dias atrás

Agradeça aos vereadores da base aliada que votaram a toque de caixa, digo, apressadamente, e que aprovaram este “pequeno” grande aumento.

fernando
fernando
3 meses 16 dias atrás

Só inventam coisas para roubar mais a população. Já não basta esse IPTU caro, ainda mais com a cobrança absurda dessa taxa de lixo.

Dan Shit
Dan Shit
3 meses 16 dias atrás

Essa cobrança é um tanto quanto injusta, um exemplo disso é em minha própria casa, onde geramos pouco lixo e destinamos os mesmos à coleta pública apenas duas vezes na semana, e no máximo uma sacolinha, enquanto em outras residências o volume de lixo destinado é absurdo.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas