Emergência

Você sabe quando ligar para o telefone da Defesa Civil? A Tribuna dá a dica!

Foto: Reprodução /SMCS

Você sabia que o telefone 199 da Defesa Civil funciona 24 horas? E você sabe quando ligar para este número? Se você não sabe, não se preocupe, pois a Tribuna dá a dica. Em Curitiba, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil é o órgão responsável por atuar diretamente com os desastres, com ações desenvolvidas antes, durante e depois do registro das ocorrências. Em casos de chuva forte, inundações e alagamentos, comuns no verão, a população pode pedir auxilio diretamente pelo telefone de emergência 199.

De forma articulada, o trabalho da Defesa Civil abrange ações de prevenção (atividades de orientação e educativas), mitigação (diminuição ou limitação dos impactos), preparação, resposta (socorro imediato e assistência inicial à população atingida) e recuperação de locais afetados (restabelecimento da normalidade). O objetivo é reduzir os riscos e o impacto de fenômenos naturais na cidade, atendendo a população da forma mais rápida possível.

“Para que os resultados sejam positivos, é necessário o envolvimento dos mais diversos setores municipais, estaduais e federais, além de ampla participação da comunidade. Por isso, focamos muito no repasse de informações básicas sobre como proceder nas mais variadas situações e na capacitação das pessoas que farão o primeiro atendimento à população atingida”, explica Marcelo Santos, coordenador de Projetos da Defesa Civil de Curitiba.

Fique antenado

Até o final de 2017, o telefone 199 tinha uma central única para todo o Paraná. Agora, as ligações são recebidas diretamente no Centro de Operações da Defesa Social (Cods) de Curitiba, com plantão 24 horas, todos os dias. “Desta forma, é possível dar ainda mais agilidade ao atendimento prestado em caso de emergências”, argumenta Santos.

Como agir

Em caso de pontos de inundação, a Defesa Civil deve ser comunicada imediatamente pelo telefone 199. “O fundamental é proteger a vida. Os bens podem ser retirados em um segundo momento, com o auxílio de profissionais capacitados”, orienta Santos.

Documentos e objetos de valor devem ser guardados em um saco fechado e em local protegido, o mais longe possível do chão e de lugares que possam ser invadidos pela água. Os aparelhos elétricos devem ser desconectados das tomadas para evitar curtos-circuitos. Também deve-se evitar contato com cabos ou redes elétricas caídas: neste caso, a orientação é avisar a Defesa Civil.

As chuvas também podem causar deslizamentos de terras ou, ainda, rachaduras em muros e impactos na estrutura das casas. Nesses casos de emergência, os profissionais da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), vinculados à Defesa Civil, podem ser acionados, também via 199.“E depois, dias após a chuva, caso sejam detectadas rachaduras na estrutura, a Cosedi também pode ser acionada, mas aí pelo telefone 156”, finaliza Santos.