Agora vai?

Terminal Santa Cândida tem obras de reforma e conclusão do subsolo retomadas

Estação-tubo do ligeirinho no Terminal do Santa Cândida será desativada. Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães

Iniciada em 2012 e parada por mais de dois anos, a reforma no Terminal Santa Cândida prometida como legado da Copa de 2014, finalmente deve ser concluída. Entregue incompleta em fevereiro de 2016, após o encerramento do contrato com a empresa responsável pelo serviço, as obras para o término da reforma e ampliação do espaço começaram há um mês, após uma nova licitação feita pela atual gestão da prefeitura de Curitiba. A previsão de conclusão é novembro de 2018.

Leia mais: Terminal Santa Cândida, a obra há anos inacabada 

Subsolo, onde devem ficar as lojas e banheiros. Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães
Subsolo, onde devem ficar as lojas e banheiros. Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães

No subsolo deste terminal, por onde circulam diariamente cerca de 40 mil usuários, haverá lojas, bicicletário e banheiros para os usuários. A passagem subterrânea também permitirá o acesso aos dois lados, onde ficam os pontos de embarque que recebem 12 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas.

Quando as obras do subsolo estiverem concluídas, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) deve abrir uma nova licitação para seleção dos comerciantes que terão a concessão das lojas.

Recursos

Na última segunda-feira (11), a engenheira da Caixa Econômica Federal Clarissa de Oliveira Cavalcanti Linzmayer, esteve no local acompanhada por uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas, para fazer a primeira vistoria de acompanhamento dos trabalhos, realizados com recursos vindos do FGTS.

Leia mais: Parada há dois anos, reforma do Terminal Santa Cândida tem data pra ser retomada

Funcionário trabalha no subsolo do terminal. Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães
Funcionário trabalha no subsolo do terminal. Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães

“Isso é feito ao longo das obras para confrontarmos o que foi medido com o que estava no projeto aprovado pela Caixa. O financiamento concedido à Prefeitura de Curitiba utiliza recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço”, explicou.

Veja ainda: Quando o terminal do Santa Cândida será concluído?

A complementação do Terminal Santa Cândida projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) terá custo de R$ 3,7 milhões – 89,1% são financiados pela Caixa e 10,9% garantidos pela Prefeitura.

Ligeirão

Ligeirão deve ter plataforma com acesso diferenciado para os passageiros Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães
Ligeirão deve ter plataforma com acesso diferenciado para os passageiros Foto: Divulgação SMCS/Lucília Guimarães

Além do subsolo, a área das plataformas do ligeirão também deve receber melhorias.

A prefeitura afirma que em alguns meses a plataforma será concluída, permitindo assim, a divisão do fluxo entre os passageiros que utilizam o Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão e os que pegam o Expresso Santa Cândida/Capão Raso.

A nova linha do ônibus Ligeirão entrou em funcionamento na capital em março deste ano.

Ligeirão Norte-Sul só deve chegar ao Capão Raso em 2019