“Balada Protegida”

Rafael Greca inicia fiscalização e esvazia bares da rua em que mora

Foto: Reprodução/Facebook.

Menos de 15 dias após sua posse, Rafael Greca (PMN) tirou do papel a promessa de aumentar o controle sobre a vida noturna de Curitiba e colocou nas ruas, na noite desta quinta-feira (12), a primeira ação do programa “Balada Protegida”. A operação foi em bares e casas noturnas da Rua Vicente Machado, onde o prefeito mora, e esvaziou os espaços mais cedo que de costume . O episódio virou polêmica nas redes sociais.

Policiais militares e civis e agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Defesa Social fizeram batidas em diversos estabelecimentos, desde as 21 horas. Os trabalhos tiveram uma estrutura semelhante às Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifu), que foi reestruturada em 2012.

O prefeito fez uma postagem no Facebook informando sobre as fiscalizações.

Rapidamente, o post recebeu centenas de comentários questionando a ação.

“Não sei porque somente a Vicente, creio porque o prefeito mora nela. Temos ruas como Trajando Reis, São Francisco, entre outras, que são dominadas pelo tráfico, e somente a Vicente ?”, disse um internauta. Outro usuário completou. “Tenho uns problemas aqui perto da minha casa também, acho que vou me candidatar”.

Festa beneficente muda de lugar

Outros internautas mostraram indignação pelo programa ter impedido a realização de uma festa beneficente em um dos bares da região. Marcado para a noite desta quinta, o evento montado para arrecadar fundos para a ONG Teto deixou de ser realizado no James Bar – que nem chegou a abrir – e foi transferido para uma casa noturna na Rua Barão do Rio Branco.

“Barrou uma festa que estava convertendo toda a entrada para o TETO. Parabéns Greca!”, escreveu um internauta.

“Ao menos nosso parceiro, Vox Bar, atendeu prontamente nosso pedido para transferir o evento (todo o staff da festa e do James). Obrigada pela compreensão de todos, desculpem o transtorno”, informou o estabelecimento em sua página no Facebook.

Alguns dos comentários chegaram a ser respondidos pelo próprio prefeito. Segundo ele, a “operação é contra ambulantes que não geram emprego, vendem drogas, bebidas falsificadas e vencidas e não geram nenhum ganho ao erário e ainda causam perturbação do sossego”. “Toda força da lei tem nosso apoio, contra os estabelecimentos que lutam para andar na linha o bom senso! Gosto da festa da vida e vou proteger os jovens”, disse Greca.

Também nas redes sociais, Greca comentou que, a partir de agora, a mesma operação será colocada em prática “em todos os eixos de animação noturna”. Pegando os camelôs que não geram emprego, vendem drogas, bebidas falsificadas e vencidas e não geram nenhum ganho ao erário e ainda causam perturbação do sossego toda força da lei tem nosso apoio, contra os estabelecimentos que lutam pra andar na linha o bom senso!

“Sou a favor da balada/ da calçada com vida/ devo proteger vcs dos mercadores do mal e da morte” [sic], pontuou.