Serviço

Quer castrar seu cão ou gato de graça? Cadastramento da Prefeitura começa nesta segunda!

Foto: Arquivo

Tem início nesta segunda-feira (22) o cadastramento de cães e gatos para castração gratuita em Curitiba. Fornecido pela prefeitura, o serviço será oferecido na cidade por meio de unidades móveis e clínicas parceiras. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a meta é castrar 15 mil animais ao longo do ano na capital.

Além da cirurgia de castração, estarão inclusos no serviço os remédios para o pós-operatório do animal. Esses medicamento serão fornecidos pela Rede de Proteção Animal, programa da prefeitura que visa melhorar as condições da fauna na capital.

Também será implantado um microchip de identificação em todos os animais que participarem do procedimento. Segundo a secretaria, por meio do aparelho será possível verificar dados de contato do dono, recurso usado em casos de fuga ou abandono do animal. Para participar da castração, os animais devem ter entre cinco meses e oito anos de idade.

Segundo o site da Rede de Proteção Animal, entre as vantagens do procedimento estão o impedimento de procriação e cio, aumento da tranquilidade do animal e prevenção de doenças do aparelho reprodutor.

Como fazer a inscrição?

Para participar do projeto, interessados que residem em Curitiba poderão fazer um cadastro no site da Rede de Proteção Animal. Quem não tem acesso à internet ou tem dificuldade com o sistema pode comparecer às regionais administrativas da prefeitura, onde os funcionários prestarão auxílio para o cadastro.

Pessoas que integram programas sociais terão prioridade no serviço. Entre os prioritários, encontram-se participantes do Bolsa Família, beneficiários do Armazém da Família e membros de programas da Fundação de Ação Social (FAS).