Zumbi

Quer arrasar na Zombie Walk? Veja o nosso tutorial de maquiagem de zumbi

*Matéria atualizada em 27/02/2019

A tradicional Zombie Walk, que no ano passado trouxe 20 mil pessoas para as ruas do Centro de Curitiba, neste ano promete superar as expectativas, neste domingo. Essa é, desde a criação, a marca do Carnaval curitibano, mas a pergunta é: você sabe fazer uma maquiagem de zumbi para arrasar?

A Tribuna do Paraná preparou um tutorial para ensinar a fazer o ferimento, que parece ser o mais difícil. Apesar disso, para fazer a maquiagem não é complicado e a dica, para quem for fazer, é usar da imaginação. O mais legal: com a exceção do sangue falso, que é encontrado em casa de fantasia, a maquiagem não usa nada especial, então dá para criar de última hora.

Ingredientes que você vai precisar. Foto: Diego Petri.
Ingredientes que você vai precisar. Foto: Diego Petri.

Para fazer a cicatriz você vai precisar de papel higiênico, cola branca, base da cor da sua pele, tinta para rosto, pincel de maquiagem (ou use o dedo) e o sangue falso. Em Curitiba, o produto foi encontrado para vender por R$ 12,90 numa loja de fantasias que fica na Praça Santos Andrade.

Como fazer a maquiagem de zumbi?

Depois de escolher a área do corpo que vai receber o ferimento, é só usar da imaginação. Vá aplicando o papel higiênico, picado em pedaços, com a cola e fazendo o formato da cicatriz que você criar. Depois, espere um pouco para que seque a colagem e use a base da cor da sua pele, passando em volta do ferimento, para dar a impressão mais real de que faz parte do corpo.

Com a base passada, use a tinta vermelha para pintar os espaços que quiser dar a ideia de machucado e depois complete com a tinta preta, para fazer com que dê ainda mais realidade ao machucado. Finalize com o sangue falso e não economize para ficar ainda mais verdadeiro. No rosto, use também da imaginação para dar um tom mais pálido. Passe também sombra roxa ou marrom embaixo dos olhos, para imitar olheiras. Se ainda tiver alguma dúvida de como se transformar em um zumbi, veja o vídeo acima com o tutorial passo a passo para fazer a maquiagem.

Sangue falso caseiro

Deixe o sangue bem espesso, com vermelho bem forte. Foto: Lucas Sarzi.
Se for fazer o sangue caseiro, deixe bem espesso, com vermelho bem forte. Foto: Lucas Sarzi.

Se você quiser fazer sua maquiagem zumbi em casa, pode criar também o seu próprio sangue falso. A receita é simples: glucose de milho, corante alimentício vermelho, corante alimentício azul, achocolatado em pó e água. Misture a glucose com corante vermelho e acrescente algumas gotas (não muitas) do corante azul. Depois, acrescente um pouco de achocolatado em pó até ficar na cor mais parecida com sangue e, se não quiser que fique muito grosso, coloque um pouco de água.

Zombie Walk Curitiba

A 10ª edição da Zombie Walk Curitiba (Marcha Zumbi) levará, no domingo de carnaval, milhares de pessoas ao calçadão da Rua XV de Novembro, em um trajeto entre a Boca Maldita e a Praça Santos Andrade, no Centro. A caminhada irá ocorrer das 12h às 18h e reunirá desde turistas e moradores, que comparecem com toda a família. Um dos destaques será a divertida performance de zumbis ao som de Thriller, do cantor Michael Jackson, que será realizada por um grupo de dançarinos em frente ao Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. Na Praça Santos Andrade está previsto um show com quatro bandas. Todo o evento é gratuito.

Quem não tiver coragem de se arriscar na maquiagem, a organização da Zombie Walk vai oferecer uma espécie de camarim na Boca Maldita, das 10h às 12h30. Pagando R$ 25, a pessoa vai ter direito a base no rosto, olheiras, ferida e sangue para finalizar. As informações completas do evento estão no Facebook.

Ano passado, Zombie Walk levou 20 mil para o Centro de Curitiba. Foto: Arquivo.
Em 2017, Zombie Walk levou 20 mil para o Centro de Curitiba. Foto: Arquivo.