Lazer

Que tal aproveitar o feriado para visitar os museus de Curitiba?

Museu Oscar Niemeyer é um dos espaços que estará aberto neste feriado de Tiradentes. Foto: Arquivo

Os museus da Secretaria de Estado da Cultura funcionarão com horário diferenciado nesta sexta-feira, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes. Quem ficar em Curitiba ou estiver em visita à capital pode aproveitar a oportunidade e conhecer ou revisitar esses espaços. Com exceção do Museu Oscar Niemeyer, todos os demais museus têm entrada gratuita. A Biblioteca Pública do Paraná e o Centro Juvenil de Artes Plásticas estarão fechados.

Quem for ao Museu Paranaense pode conhecer a nova exposição “A Arte de Daniel Conrade: natureza e cultura indígena”, que registrou com perfeição povos indígenas, a vegetação e a fauna da Mata Atlântica. E ainda visitar as exposições: “O Museu da História do Paraná: Os 140 anos do Museu Paranaense”, “Gufan – O paranaense de dois mil anos”, “Coleção de Moedas Romanas”, “Dinheiro e honraria: o acervo de numismática do Museu”, “Memorial à Indústria da Erva-Mate”, “Imagens de um Lar”, “Circuito da Ocupação do Território Paranaense”, “Indústrias Paranaenses”, “Escultura Arma em nó” de Carl Fredrik Reuterswärd, “Baixo relevo | O último túnel” de João Turin, “Igrejas Ucranianas no Paraná” e o painel “Vistas do Brasil”.

No Museu Oscar Niemeyer o público poderá conferir as exposições “Imagens Impressas: um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural”, “Matéria Escura”, “Kirchgäsnner: um modernista solitário”, “Trajetória: 114 anos da Escola de Alfredo Andersen”, “Obras sob a guarda do MON”, “Histórias do acervo MON – em aberto”, “Museu em Construção”, Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas.

Já no Museu Alfredo Andersen três exposições estão em cartaz: “Expressão do Feminino”, “Salas do Acervo” e “(à) Temporalidade”. Nesta última, os artistas procuraram retratar o tempo de forma poética, por meio de fotografias.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná os visitantes encontrarão as mostras “Anos 60/70: Um panorama”, com curadoria de Ronald Simon, e “Bicicleta / Fotografias de Eduardo Nascimento”, exposição composta por aproximadamente 30 fotografias em que a presença da bicicleta é uma constante.

Quem for ao Museu da Imagem e do Som do Paraná poderá conferir a mostra “O parto delas”, com imagens produzidas dentro de uma maternidade pública, que remetem ao protagonismo e à força feminina. Também poderá visitar a “Exposição do MIS-PR”, especial do acervo, em que será possível ter contato com as reservas técnicas, até então inacessíveis ao público.

No Museu do Expedicionário, o visitante poderá conferir a Exposição referente à participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial, permanente do museu, que mostra a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial.

Serviço:

Museu Paranaense

Horário de funcionamento nos dias do recesso do feriado (sexta, sábado e domingo): 10h-16h

Endereço e contato: Rua Kellers, 289. (41) 3304-3300

Museu Oscar Niemeyer

Horário de funcionamento nos dias do recesso do feriado (sexta, sábado e domingo): 10h-18h

Endereço e contato: Rua Marechal Hermes, 999. (41) 3350-4400

Museu Alfredo Andersen

Horário de funcionamento nos dias do recesso do feriado (sexta, sábado e domingo): 10h-16h

Endereço e contato: Rua Mateus Leme, 336. (41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná

Horário de funcionamento nos dias do recesso do feriado (sexta, sábado e domingo): 10h-16h

Endereço e contato: Rua Desembargador Westphalen, 16. (41) 3323-5328

Museu da Imagem e do Som

Horário de funcionamento nos dias do recesso do feriado (sexta, sábado e domingo): 10h-16h

Endereço e contato: Rua Barão do Rio Branco, 395. (41) 3351-6688

Museu do Expedicionário

Horário de funcionamento nos dias do recesso do feriado (sexta, sábado e domingo): 13h-17h

Endereço e contato: Praça do Expedicionário, s/nº. (41) 3362-8231