internet

Projeto quer wi-fi gratuito em ônibus e terminais de Curitiba

Foto: Leonardo Coleto.

“A tecnologia faz parte da modernidade e se tornou uma importante ferramenta na vida dos cidadãos, tornando-se essencial para muitas pessoas”, defende a vereadora Maria Manfron (PP). Segundo o projeto de lei protocolado por ela no dia 10 janeiro, passaria a ser obrigação da Prefeitura de Curitiba oferecer wi-fi gratuito nos terminais e ônibus do transporte público.

Para arcar com a despesa, Maria Manfron sugere ao Executivo a realização de parcerias público-privadas. A intenção é “viabilizar a comunicação entre trabalhadores e outros que dependem da internet em seu cotidiano, que terão um acesso melhorado e facilitado”. A proposição estipula que o usuário do transporte coletivo deve ser informado da senha do wi-fi por meio de placa no interior dos veículos, dos terminais e das estações tubo em local de ampla visão de todos os passageiros.

Os roteadores, estipula a iniciativa, ficarão lacrados em caixa próxima à cabine do motorista do ônibus e, nos terminais e tubos, os aparelhos seriam acondicionados em locais seguros. Os equipamentos, diz a norma, reteriam o número de IP dos usuários cadastrados – informação técnica que permite identificar e rastrear computadores. “É uma medida de inclusão digital, que modernizaria esse serviço público”, diz a vereadora na justificativa do projeto.