Calouro de medicina

Aprovado em primeiro lugar no vestibular da UFPR é do interior do Paraná

O primeiro colocado geral do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não participou do banho de lama na tarde desta sexta-feira (12) no Campus Agrárias, bairro Cabral, em Curitiba. Mas não foi por falta de vontade. O jovem Júlio Cesar Honório D’agostini, de 17 anos, mora em Maringá, na Região Noroeste do estado, e comemorou o resultado no Colégio Integral, onde concluiu o Ensino Médio em 2017. Ele passou em Medicina na UFPR e foi aprovado no mesmo curso no Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Além disso, antes de concluir o Ensino Médio, já havia passado em Biomedicina e Farmácia na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Leia mais: Confira a lista de aprovados do Vestibular 2018 da UFPR

“Estou muito feliz com esse resultado. Eu tinha visto pela lista de aprovados que eu havia passado em Medicina no vestibular da UFPR, mas só fui saber minha colocação quando o colégio e o próprio reitor na universidade me ligaram”, relatou.

No momento em que recebeu a ligação do reitor Ricardo Marcelo Fonseca – que o parabenizou em nome da universidade – o estudante já estava comemorando. “Vim direto para o colégio. Jogaram de tudo em mim aqui. Tinta, óleo e farinha. Mas vale a pena porque eu consegui”, afirmou o rapaz, que também aguarda o resultado do vestibular para medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Na UEM, Júlio já foi aprovado duas vezes enquanto cursava o Ensino Médio. “No primeiro ano eu passei em Biomedicina e, no segundo, em Farmácia”. No entanto, foi só no “terceirão” que o estudante decidiu tentar Medicina. “Eu estava com muitas dúvidas. Pensei em Direito e Engenharia. Aí fiz um teste vocacional e o resultado foi Medicina”.

Mais de 12 horas de estudo

Diante do novo desafio, sua dedicação aos estudou aumentou em 2017 e, além de cursar o Ensino Médio preparatório voltado para vestibulares oferecido pelo Colégio Integral, ele se debruçava nos livros em casa. “Eu chegava do colégio 12h20. Às 14h já estava estudando e continuava até umas 20h, 22h”. A rotina também era intensa nos finais de semana. “Foi uma escolha que eu fiz”, afirma o rapaz, que agradece à mãe Dulcemar Marson Honório por todo o apoio.

Em nota, o Colégio Integral parabenizou o estudante e agradeceu pela confiança que ele depositou na instituição. “É uma honra ter um aluno de terceiro ano sendo coroado com essa aprovação. Fruto de muito empenho, estudo e foco”.

Ligação do reitor

Quem fez questão de parabenizar Júlio pela aprovação em primeiro lugar geral foi o reitor da UFPR Ricardo Marcelo Fonseca, que ligou na tarde desta sexta-feira (12) para o novo calouro da universidade.