TEMPO

Prepare-se para carregar o casaco: esta terça-feira será tipicamente curitibana

Foto: Aniele Nascimento/Arquivo.
Foto: Aniele Nascimento/Arquivo.

Para quem estava sentindo falta dos dias tipicamente curitibanos, esta terça-feira (16) deve resgatar a velha máxima de que a cidade comporta todas as estações do ano em apenas 24 horas. A estabilidade registrada no início da semana permanece sobre a capital e a grande variação de temperatura vai fazer com que o curitibano tenha de sair de casa preparado para o conhecido “tira e põe de casaco” típico dessa época do ano.

Saiba como fica o tempo na sua cidade!

Como explica o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa, do Instituto Simepar, uma massa de ar frio e seco está sobre o Paraná e traz esse tempo mais aberto, mas com temperaturas baixas já no início da manhã. A terça-feira vai começar com mínima de 10° C e, ao longo do dia, os termômetros avançam, chegando aos 19° C.

No Litoral, a situação é bastante parecida, mas com temperaturas um pouco mais altas e uma amplitude térmica bem menor. Nas praias, a mínima esperada é de 16º C e máxima de 22º C. “A maior diferença é que o litoral pode ter chuviscos ou mesmo chuvas leves por causa da circulação de ar. São ventos vindos do oceano que favorecem essa situação”, explica Valentin da Costa.

Segundo ele, esse chuvisco deve chegar a Curitiba apenas na quarta-feira (17), dando início a um período de instabilidade sobre a capital, resultando em algumas pancadas de chuva. “Além disso, uma área de instabilidade também sobre o Mato Grosso do Sul também começa a afetar a porção mais ao norte do estado”, explica.

Já no restante do estado, a terça-feira deve manter o céu aberto. O interior também segue sem previsão de chuva, mas com as temperaturas um pouco mais elevadas. De acordo com o Simepar, a região de Maringá, no Noroeste, terá mínima de 15º C e máxima de 25º C. Seguindo um pouco mais para o Centro do estado, porém, a variação térmica volta a aumentar. Guarapuava, por exemplo, deve ter uma manhã gelada, marcando 7º C, mas os termômetros sobem para os 21º C ao longo do dia.