SALÁRIO

Prefeitura de Araucária começa a pagar progressões de servidores

A Prefeitura de Araucária anunciou nesta sexta-feira (20) que começa a pagar as progressões congeladas dos servidores municipais já no pagamento deste mês de outubro. Serão 4 mil processos atendidos. O acréscimo vale para todas as progressões deferidas que deveriam ter sido implantadas de 2013 a 2017.

O pagamento das progressões, que são acréscimos no salário quando se busca qualificação (cursos, graduação, especialização…) é uma reivindicação antiga dos servidores que agora será retomado. Os servidores com solicitações deferidas que entraram na Justiça para tero pagamento também receberam junto com os demais. É preciso deixar claro que o pagamento das progressões vale de agora para frente. O pagamento dos valores não recebidos no período já citado estão sendo estudados pela Prefeitura.

Com esta decisão, será acrescido R$ 1,2 milhão na folha de pagamento dos servidores. A decisão só foi possível porque, com as medidas tomadas pela administração municipal, o índice da folha (divulgado em audiência pública no fim de setembro) chegou a 50,99% da receita corrente líquida; índice ligeiramente abaixo do limite prudencial definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 51,3%, e que permite o pagamento das progressões. “Trabalhamos 4 meses só para pagar contas ‘herdadas’. Em 10 meses, nós colocamos a casa em dia. É uma questão de honra acertar com os servidores”, comentou o prefeito.

Desde o início do ano, a administração municipal tem revistos diversos contratos e extinguiu estruturas como a CMTC e Codar para diminuir custos. Em poucos meses, os resultados começaram a aparecer. A tarifa gratuita no transporte coletivo para todos os alunos da rede pública municipal e a tarifa domingueira (grátis) para todos moradores aos domingos são alguns exemplos de como a gestão responsável dos recursos financeiros pode melhorar a vida das pessoas. “Este pagamento das progressões agora só foi possível graças à maneira como a gente fez a gestão”, finalizou Hissam.