Heróis

Policiais fazem parto de emergência e salvam bebê “apressadinho”

Foto: Colaboração

Dois policiais militares de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que patrulhavam o bairro Guatupê não esperavam que o chamado de urgência, de uma moça correndo na rua, fosse uma ocorrência tão emocionante. Os soldados Holes e Swenar acabaram auxiliando no parto domiciliar de uma mulher de 29 anos. O bebê apressado, Izaak, não consegui esperar a chegada até a maternidade.

O soldado Holes conta que patrulhavam pelo Guatupê, quando por volta das 5h15 deste domingo (16) viram uma moça correndo pela rua e acenando para a viatura. Ela estava assustada, dizia que sua cunhada estava dando à luz e precisava de ajuda. Os policiais chegaram numa das residências da Rua Girassol, onde os familiares da gestante Ana Maria Lemes estavam todos muito nervosos, pois a mulher já estava com fortes dores de parto. Ela estava dormindo quando acordou com contrações.

Foto: Colaboração
Foto: Colaboração

Os policiais acionaram uma ambulância com urgência. Mas a criança não quis esperar. A cabeça do neném logo ficou visível e os policiais e o esposo de Ana Maria tiveram que auxiliar no expulsivo do bebê. E assim chegou Izaak, que já chorou nos primeiros instantes. Veio forte, saudável e foi direto para o colo da mãe. Por telefone, os policiais receberam orientações médicas e fizeram o clampeamento do cordão umbilical.

Logo em seguida chegou uma ambulância do Samu. O médico examinou a criança e viu que o bebê estava bem e saudável. Izaak e Ana Maria foram encaminhados à maternidade do Hospital São José, para os procedimentos de praxe para mãe e filho.

“Satisfação em ajudar”

O soldado Holes disse que este atendimento foi um misto de nervosismo, ansiedade, preocupação com a mãe e uma dose enorme de obstinação, para que tudo desse certo. “É uma satisfação em ajudar nosso pequeno Izaac a chegar ao mundo. Só tenho a agradecer a Deus”, disse o soldado.