folia

Para o Carnaval, Marechal Deodoro será fechada no sábado

Marechal Deodoro ficará fechada para Baile Infantil e Desfile das escolas de samba de Curitiba. Foto: Daneil Castellano/Gazeta do Povo.
Marechal Deodoro ficará fechada para Baile Infantil e Desfile das escolas de samba de Curitiba. Foto: Daneil Castellano/Gazeta do Povo.

A Rua Marechal Deodoro será totalmente bloqueada neste sábado (10), a partir das 13 horas, para a programação do Carnaval de Curitiba. A via será fechada no trecho entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto às 13 horas para o Baile Infantil, que acontece entre 14h e 15h30. A partir das 16 horas, o bloqueio será entre a Rua Mariano Torres e a Alameda Doutor Muricy. A via será liberada às 6 horas do domingo (11).

O bloqueio total da via será para o Baile Infantil e para a passagem dos blocos carnavalescos. Tradicionalmente, o Afoxé Aiyé Layó é o primeiro a desfilar, fazendo o ritual da “purificação” da passarela do samba. Neste ano, participam ainda os blocos Sambistas do Amanhã, Derrepent, Boêmios da Madame, Unidos de Judá, Fogosa e o Rancho das Flores.

A primeira escola do Grupo de Acesso, a Enamorados do Samba, entra na avenida às 19h10, seguida pela Unidos de Pinhais, Império Real de Colombo e Os Internautas. A ordem de apresentação das escolas do Grupo Especial, a partir das 22h30, é Imperatriz da Liberdade, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Acadêmicos da Realeza e Mocidade Azul.

O bloqueio segue até domingo para a conclusão da limpeza da rua. A movimentação será acompanhada por agentes da Setran.

Mudança no transporte coletivo

Por causa do bloqueio na Marechal Deodoro, 22 linhas de ônibus da capital vão ter seu trajeto alterado. Segundo a Urbs, serão quatro Ligeirinhos e outras 18 convencionais que vão ter de adotar uma rota alternativa nas ruas do Centro. A alteração começará ao meio-dia de sábado e se estende até às 7h de domingo.

Ligeirinhos

Barreirinha/Guadalupe – no sentido Fazendinha, os ligeirinhos vindos pela rua Luiz Leão seguem em frente e desviam pela Rua Tibagi, Travessa Itararé e Rua Pedro Ivo, dobrando à esquerda, na Rua João Negrão, onde estão as estações-tubo em frente ao Terminal Guadalupe.

Centenário – vindo pela Rua Mariano Torres, segue em frente, pela pista à direita, até o cruzamento com a Rua Conselheiro Araújo. Dobra na Rua Tibagi em retorno ao bairro, fazendo embarque e desembarque de passageiros na estação-tubo Círculo Militar.

Colombo/CIC – no sentido Colombo, a partir da estação-tubo na Travessa Nestor de Castro, nos fundos da Catedral, os ônibus desviam pela Alameda Augusto Stellfeld, ruas Visconde de Nacar e André de Barros, retomando o caminho normal na rua Desembargador Westphalen.

Colombo/CIC – no sentido Colombo, a partir da estação-tubo na Travessa Nestor de Castro, nos fundos da Catedral, os ônibus desviam pela Alameda Augusto Stellfeld, ruas Visconde de Nacar e André de Barros, retomando o caminho normal na rua Desembargador Westphalen.

Linhas convencionais

Alcides Munhoz/Jardim Botânico – no sentido Alcides Munhoz, os ônibus vindos da Rua XV de Novembro (sentido centro) desviam pelas ruas Presidente Faria, Presidente Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul, retomando o caminho normal através da Travessa Nestor de Castro. No sentido oposto, desvio acontece a partir da Alameda Doutor Muricy e vai pela rua Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, Rua Visconde de Nacar e Rua André de Barros.

Canal da Música/Vista Alegre – a partir da Rua do Rosário, ônibus contornam a Praça Tiradentes e passam ao lado da Catedral.

Cajuru, Tarumã, Augusta e Alto Tarumã – a partir da Rua XV de Novembro, essas quatro linhas desviam pela Rua Tibagi, Avenida Visconde de Guarapuava e Avenida Marechal Floriano, por onde chegam aos respectivos pontos na Rua José Loureiro.

Cristo Rei – da Rua Conselheiro Laurindo, o desvio acontece pelas ruas Benjamim Constant, Mariano Torres, Presidente Carlos Cavalcanti e Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, Alameda Doutor Muricy e Rua Cândido Lopes.

Detran/Vicente Machado; Jardim Social/Batel; Rua XV/Barigui – vindos da Rua XV, os ônibus desviam pelas ruas Mariano Torres, Presidente Carlos Cavalcanti, Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, Alameda Augusto Stellfeld, Ébano Pereira e Cruz Machado, Alameda Doutor Muricy, Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, Visconde de Nacar e Emiliano Perneta.

Itupava/Hospital Militar – em direção ao centro, faz desvio pelas ruas Presidente Carlos Cavalcanti, Barão do Serro Azul, Travessa Nestor de Castro, trecho da Alameda Augusto Stellfeld, ruas Ébano Pereira e Cruz Machado, Alameda Doutor Muricy, Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, além das ruas Visconde de Nacar e Emiliano Perneta.

Jardim Mercês/Guanabara; Bom Retiro/PUC; Água Verde/Abranches; Ahú/Los Angeles – no sentido centro, vindos da Avenida Marechal Floriano, todos os ônibus dessas linhas desviam pela Avenida Visconde de Guarapuava, além das ruas Alferes Poli, Visconde de Nacar (pela canaleta) e Cruz Machado, contornando a Praça Tiradentes. No sentido bairro, a partir da Alameda Doutor Muricy, desvio ocorre pela Rua Cândido Lopes, Alameda Doutor Carlos de Carvalho, Rua Visconde de Nacar e Rua André de Barros.

Juvevê/Água Verde – sentido Juvevê, ônibus que trafegam pela Avenida Marechal Floriano, desviam, à direita, na Rua José Loureiro. Nesse ponto haverá uma parada provisória para embarque e desembarque. O desvio prossegue pelas ruas Conselheiro Laurindo e XV de Novembro, dobrando à direita na Rua Presidente Faria. No sentido Água Verde, os ônibus saem da Alameda Dr. Muricy para a rua Cândido Lopes, seguindo pela Avenida Visconde de Nacar.

Marechal Hermes/Santa Efigênia – da Rua Cruz Machado, os ônibus contornam a Praça Tiradentes e seguem o caminho normal pela Travessa Tobias de Macedo.

Raquel Prado – essa linha sofre desvio apenas no sentido Centro. Vindo da Rua Dr. Muricy, entra na Cruz Machado e segue para a Praça Tiradentes.