Espera sem fim

UPA lotada e demora de até 6 horas revoltam pacientes de Pinhais

Upa de Pinhais lotada na tarde de quinta-feira (21). Foto: Colaboração

Longas filas e muita espera para receber um atendimento médico. Esta é a reclamação de moradores de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), que entraram em contato com a Tribuna do Paraná na tarde desta quinta-feira (21), se queixando da demora no serviço prestado à população na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), que fica na Rua Renato Nunes Ribas, no Centro do município.

Leia também: 35 bairros da grande Curitiba sem água hoje! O seu está na lista?

Com tosse e falta de ar, o morador de Pinhais, Gil, de 31 anos, que prefere não revelar seu sobrenome, conta que chegou ao local por volta das 11h30 da manhã e até às 17h, ainda não havia sido atendido. Além dele, outras 60 pessoas que estavamo na unidade aguardavam por um atendimento médico.

“Estou aqui desde às 11h30 e eles chamam alguém a cada 40 minutos. Tem gente aqui desde às 10h e tá complicado. Agora, às 17h, que estão chamando com mais frequência. Tem umas 50 e 60 pessoas e quem trabalha no balcão, fala para os pacientes irem embora, porque não tá muito cheio”, relatou Gil.

Aumento na procura

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Pinhais informa que a UPA 24h de Pinhais apresentou um aumento pela procura por serviços de saúde, devido às mudanças bruscas de temperatura comuns nesta estação, aumentando, consequentemente, o tempo de espera para os casos não urgentes. A prefeitura explica que “recentemente houve uma baixa no número de médicos que atendem nas unidades, porém a Secretaria Municipal de Saúde já está providenciando a contratação de novos profissionais”.

Leia ainda: Mercados têm promoção de R$1 hoje em Curitiba! Veja as ofertas!

Ainda segundo os administradores da UPA Pinhais, 26% dos atendimentos são de pacientes vindos de outros municípios e o critério de atendimentos segue o protocolo de classificação de riscos (Manchester), preconizado pelo Ministério da Saúde, “que prioriza os casos de maior gravidade, os quais estão sendo atendidos dentro do tempo do protocolo de classificação de risco”.

Para os casos que não são de urgência e emergência, a recomendação à população é procurar uma das 12 Unidades de Saúde da Família do município.

Pacientes esperam mais de 6 horas na UPA Boa Vista