Cadê o pagamento?

Ônibus atrasam após assembleia de motoristas e cobradores. Veja as linhas afetadas!

Foto: Divulgação/Sindimoc.

Assembleia de motoristas e cobradores atrasou a saída de ônibus administrados pela empresa CCD, em Curitiba, no início da manhã desta quinta-feira (9). A empresa é responsável por 40 linhas que, de acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), começaram a deixar a garagem por volta das 5h45. A entidade garantiu que às 6h20 todos os ônibus da CCD já estavam circulando. O motivo da assembleia foi o atraso no pagamento dos salários do mês de outubro de 700 cobradores e motoristas, que se não fosse feito até às 14 horas, poderia acarretar em uma paralisação da categoria. No entanto, como o pagamento foi efetuado, não houve necessidade de levar o plano adiante.

Linhas como o Inter II, e os Interbairros II, III e V, biarticulado Centenário-Campo Comprido e Centenário-Rui Barbosa que são de administração compartilhada, podem ter começado a operar com atraso nesta manhã. A estimativa do Sindimoc é que as linhas operadas pela CCD atendam cerca de 100 mil usuários.

Anderson Teixeira, presidente do Sindimoc, disse que o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) prometeu fazer as transferências pendentes ainda na manhã desta quinta. De acordo com Teixeira, se o dinheiro não caísse na conta dos trabalhadores até às 14 horas, uma paralisação dos motoristas e cobradores da CCD seria iniciada em seguida. “Vamos deixar organizada essa paralisação, mas, pelas conversas que tivemos ontem, com as empresas e a Urbs, acredito que esse pagamento vai ser feito ainda pela manhã”, avaliou o presidente do Sindimoc, ainda no período da manhã. No entanto, não foi necessário levar a estratégia adiante.

Nesta quarta (8), o Setransp comunicou que o atraso nos vencimentos referentes ao mês de outubro é parcial. A CCD, por meio da assessoria de imprensa, confirmou que uma parte do pagamento foi depositada na terça-feira – data do pagamento – e a outra, segundo a empresa, será ainda na manhã de quinta-feira.

Possíveis linhas afetadas

A empresa, que atende principalmente a região leste de Curitiba, opera 38 linhas e tem 168 ônibus, entre alimentadores, convencionais e linhas compartilhadas, como Interbairros, Ligeirinhos e Biarticulados. Veja a lista:

Acrópole

Agrícola

Alferes Poli

Autódromo

Belem / S. Filho

Imbuia / Pq. Barigui

Cabral / Portão

Camargo

Centauro

Centenário

Centenário / Boqueirão

Centenário / C. Comprido

Centenário / Hauer

Centenário / Rui Barbosa

Centro Politécnico

Circular Centro (Anti-Horário)

Erasto Gaertner

Estudantes

Guabirotuba

Inter 2 (Anti-Horário)

Inter 2 (Horário)

Interbairros II (Anti-Horário)

Interbairros II (Horário)

Interbairros III

Interbairros V

Itiberê

Macedo

Mercúrio

Munhoz / J. Botânico

Palotinos

Petrópolis

Pinhais / C. Comprido

Puc/Rodoferroviaria

Reno

Solitude

Sta. Barbara

Trindade

Vic. De Carvalho / C. Imbuia