Região sul

Obras da Prefeitura prometem reduzir cheias e alagamentos em seis bairros de Curitiba

Com as obras, seis bairros da região sul devem sofrer bem menos com as chuvas de verão neste ano. Foto: Divulgação/SMCS

Neste ano, a região sul de Curitiba deve sofrer muito menos com as chuvas de verão, que normalmente ocorrem a partir deste mês e avançam até o ano seguinte. As obras de contenção de cheias do Rio Barigui feitas pela Prefeitura já passaram da metade e chegaram à área do Parque Yberê, em Campo de Santana.

Retomadas pela administração municipal no mês de maio, as obras vão ajudar a reduzir alagamentos ao lado do Rio Barigui nos bairros Caximba, Campo de Santana, Tatuquara, CIC, Fazendinha e Campo Comprido.

Ao todo, são 22 quilômetros de trabalhos com alargamento da calha do rio, alinhamento das margens (perfilamento) e do fundo do rio, além da limpeza das margens. As obras se estendem desde a foz com o Rio Iguaçu, na Caximba, até a Rua Dionira Molleta Klemtz, no Fazendinha.

O projeto também prevê, ao longo dos 22 quilômetros, a construção de muros de gabião, em alguns pontos, para fazer a contenção das margens. Isto evita a erosão e garante a estabilidade do solo.

Desde a ponte da Rodovia do Xisto até o Parque Yberê, o Rio Barigui já está com as obras executadas. Nesta quarta-feira (1), três máquinas retroescavadeiras trabalhavam perto do mirante do Parque Yberê. Na próxima semana, os trabalhos serão feitos no bairro Caximba, em direção a foz do Rio Iguaçu.

“Esta era uma obra que estava parada por problemas de gestão da antiga administração municipal. Retomamos os trabalhos e garantimos os recursos que vão ajudar a diminuir as cheias do Rio Barigui”, disse o prefeito Rafael Greca.

Fiscalizadas pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura as obras já chegaram a 63% de execução e serão concluídas em 2018. O investimento é de R$ 13,5 milhões, com recursos do Ministério das Cidades.

Negociação

No início do ano, o município correu o risco de perder os recursos federais para a obra do Rio Barigui devido ao atraso na execução dos trabalhos. A manutenção dos investimentos só foi possível porque o prefeito Rafael Greca conseguiu, no final do ano passado, prorrogar junto ao governo federal os prazos para a apresentação dos projetos e execução das obras.

Rio Pinheirinho

Outra grande obra de macrodrenagem em execução pela Prefeitura de Curitiba para controle de cheias é feita nos afluentes do Rio Pinheirinho. Os córregos Henry Ford, do Cortume e Santa Bernadete e o Rio Vila Guaíra passam por uma transformação, que trará efeitos positivos para 57,1 mil moradores dos bairros Lindóia, Parolin, Fanny, Guaíra e Hauer.

Os investimentos nestas obras somam R$ 121 milhões e elas devem ser concluídas em 2019.