enkontra.com
Fechar busca

Curitiba e Região

Tarumã

Novo shopping em Curitiba vai provocar mudanças no trânsito; saiba quais serão

Projeto prevê obras em ruas do entorno do empreendimento para facilitar o acesso ao local

  • Por Gazeta Do Povo
Foto: Aniele Nascimento

Em pouco menos de um ano, em abril de 2018, o Jockey Plaza Shopping Center deve abrir suas portas em Curitiba e irá levar à região do Tarumã uma enorme estrutura de comércio e serviços (420 lojas, sendo 18 âncoras). A inauguração do empreendimento – o maior shopping de Curitiba – acarretará também alterações no trânsito da região para dar conta do tráfego de entrada e saída de veículos do local, que será feito pela Avenida Victor Ferreira do Amaral.

Leia mais: Moradores do Tarumã temem aumento nos congestionamentos após inauguração de shopping 

De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), as alterações previstas serão de responsabilidade dos empreendedores do shopping, uma sociedade composta pelo Grupo Tacla Shopping, as incorporadoras Paysage e Casteval, o Jockey Club do Paraná e a Greca Asfaltos.

Uma das mudanças propostas é a duplicação e a pavimentação da Rua Konrad Adenauer, entre a Av. Victor Ferreira do Amaral e a Rua Dante Angelote, onde ela termina em um cruzamento em “T”. O projeto prevê ainda que a via “se encaixe” na rua José Zgoda, que também termina na Rua Dante Angelote a cerca de 30 metros do cruzamento com a Konrad Adenauer. Para isso, os ângulos dos cruzamentos precisarão ser “atenuados”.

Para atender à nova demanda da região, a Rua Dante Angelote também será revitalizada e duplicada entre a Linha Verde e a ponte sobre o Rio Bacacheri, um trecho de aproximadamente 750 metros.

No encontro da via com a Rua Fúlvio José Alice, haverá um semáforo e um acesso, provavelmente em forma de rotatória que, associado à trincheira em construção no cruzamento da rua com a Linha Verde – que integra a obra do trecho norte, a qual deve ficar pronta em dezembro de 2017 e é de responsabilidade da prefeitura –, permitirá acesso ao shopping a partir do bairro Bacacheri.

Para facilitar o escoamento pelo outro lado do empreendimento, o acesso à Rua Nivaldo Braga, que encontra a Av. Victor Ferreira de Amaral, será duplicado.

Conforme a Setran, ainda não há previsão para o início dessas obras, pois elas dependem dos prazos do shopping. O projeto ainda passa por uma avaliação do Departamento de Engenharia da Setran, o que significa que adaptações e pequenas alterações podem ser feitas até a execução da obra.

O Grupo Tacla Shopping foi contatado pela reportagem, mas preferiu não se manifestar.

Foto: Aniele Nascimento

Foto: Aniele Nascimento

Victor Ferreira X Konrad Adenauer

Se o fluxo de veículo na Av. Victor Ferreira do Amaral já é considerado alto neste momento, devido ao acesso aos municípios de Pinhais e Piraquara, com a inauguração do centro de compras, a tendência é de que ele aumente ainda mais. O mesmo vale para a Rua Konrad Adenauer, que também dá acesso à Unibrasil. Ainda assim, uma alteração no cruzamento das duas vias não faz parte dos planos a curto prazo para a região.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), existe um projeto para construção de um viaduto no local, o qual é considerado viável operacionalmente, porém, de alto custo. Dessa forma, a realização da obra “depende da viabilização de recursos de grande monta”.

O instituto avalia ainda que “uma intervenção pontual na Av. Victor F. do Amaral somente irá amenizar o problema” de trânsito nessa via e que o que deve propiciar uma melhora efetiva em toda a região é um conjunto de ações, que envolvem a finalização das obras da Linha Verde, as obras na Konrad Adenauer e melhorias no acesso ao Bairro Alto pela Rua Brasílio de Lara.

Obras

Pouco a pouco, o Jockey Plaza Shopping Center vai tomando forma. Basta passar pela Av. Victor Ferreira do Amaral e a Rua Konrad Adenauer para ver a parte já construída da estrutura dos dois pisos do centro de comércio, que devem contar com 420 lojas. Embaixo deles, ficam as estruturas dos subsolos do estacionamento, o qual deve abrigar cerca de 4 mil veículos.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

24 Comentários em "Novo shopping em Curitiba vai provocar mudanças no trânsito; saiba quais serão"


Gigi
Gigi
7 meses 26 dias atrás

E vai vingar este shopping?? Ou vai virar mais um elefante branco??

Genilson
Genilson
7 meses 26 dias atrás

Toda e qualquer intervenção em torno (obras no sistema viário), é por conta do empreendedor do shopping.

A Gabardo
A Gabardo
7 meses 26 dias atrás

Vai ficar aquele famoso jogo de empurra empurra, o dono não esta preocupado com a comunidade e sim com o seu faturamento, triste vai ser quem vai depender passar todos os dias naquela região em torno do shopping que já é um caos…

A Gabardo
A Gabardo
7 meses 26 dias atrás

O trânsito no local já é um caos, pois tem uma Universidade e av Vitor Ferreira já esta sobrecarregada, vão alargar mas porém o fluxo vai continuar travado, pois vão colocar mais semáforos para travar de vez a região, no minimo tinham que fazer trincheira para cruzar a Vitor Ferreira, lamentável

Fox
Fox
7 meses 26 dias atrás

“Ao povo pão e circo.” Colocar um shopping num local inóspito é um tanto duvidoso…

Marcos O Fera
Marcos O Fera
7 meses 26 dias atrás

Inóspito??? Vc deve morar aonde? Em Curitiba é que não é!

Ricardo
Ricardo
7 meses 26 dias atrás

Inóspito? Principal acesso a um dos municípios mais ricos da região metropolitana, acesso fácil a linha verde norte, contorno, bairros populosos…
Não sei de onde você é, mas precisa conhecer melhor a cidade de Curitiba.

Fox
Fox
7 meses 26 dias atrás

ôooo cambada de burro, vão ler um dicionário:

“O que é inóspito: Que não recebe com hospitalidade; Diz-se do lugar que apresenta más condições de vida para o Homem”

Sim, sou desse lixo de cidade.

Marcos O Fera
Marcos O Fera
7 meses 25 dias atrás

Aonde que não recebe com hospitalidade? Só se for na sua casa!! Se a cidade é um lixo, o que vc está fazendo nela? Vaza, que é um lixo a menos.

Dan A.F
Dan A.F
7 meses 27 dias atrás

Greca é um safado.

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas