figurinhas

Novo golpe de WhatsApp usa álbum da Copa como isca

Álbum da Copa do Mundo Rússia é usado em novo golpe pelo WhatsApp. Foto: Marcelo Andrade
Álbum da Copa do Mundo Rússia é usado em novo golpe pelo WhatsApp. Foto: Marcelo Andrade

Mania nacional, as figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo de 2018 estão no centro de um novo golpe que acontece via WhatsApp. De acordo com a empresa de segurança digital Kaspersky, a estratégia começou a circular há poucos dias e promete o caderno e 100 ilustrações para quem responder a um questionário e compartilhá-lo com seus contatos.

A estratégia é a mesma de ataques mais recentes, explica a Kaspersky: para atingir o maior número de usuários, o grupo dissemina o vírus pelo aplicativo de mensagens. O perigo acontece quando o usuário aceita o desafio, pois ele então é direcionado a páginas suspeitas capazes de coletar dados pessoais gravados no smartphone.

Além disso, quem aceitar preencher o falso questionário também pode ser levado a páginas com inúmeras propagandas que geram receita para os criminosos.

As figurinhas do álbum oficial da Copa do Mundo 2018 começaram a ser distribuídas no Brasil na semana passada com um forte esquema de segurança. As ilustrações foram levadas de canto a canto do país dentro de carros -ortes – com o mesmo rigor de outros produtos de valor, como dinheiro e joias. Por serem ‘itens colecionáveis’, esses cromos já têm alto custo agregado.

Comuns

Golpes pelo WhatsApp têm sido cada vez mais comum. Para se proteger, é recomendável instalar um antivírus no celular, evitando que programas maléficos sejam baixados. Para redobrar a atenção, é preciso adotar uma postura mais cautelosa e preventiva, prestando atenção em links estranhos.