Diversão

No Saint Patrick´s Day, faça sua própria cerveja verde. Saiba como!

O Saint Patrick´s Day (Dia de São patrício) é uma festa popular no mundo todo e celebra a morte do padroeiro da Irlanda, conhecido por expulsar as cobras de sua terra natal e por fundar diversos mosteiros pelo país. Inicialmente era uma comemoração religiosa, mas a festa caiu no gosto de vários países que aproveitaram uma série de símbolos ligados à cultura irlandesa para manter a tradição.

A cor verde traz sorte para os irlandeses, segundo os ditos populares. A cor verde passou a ser usada como um símbolo para o país, conhecido como a Ilha Esmeralda por sua ampla área com vegetação. Também são normalmente identificados como verdes os Leprechauns, pequenos seres da mitologia local.

Pode-se puxar um brinde no melhor estilo holandês: “Que seus bolsos sejam pesados, que o coração seja leve e que a boa sorte te persiga noite e dia”.

Faça a sua própria cerveja verde:

1- Escolha uma cerveja de cor clara (assim o efeito ficará mais bonito). Cuidado para que a cerveja não seja muito escura, senão você vai precisar de muito corante e vai acabar com os dentes e a lingue verdes (se bem que, pensando bem, isso pode fazer parte da “bagunça”

2 – Pingue de 4 a 6 gotas de corante de alimentos (comestível) verde dentro de um copo de cerveja. Para essa quantidade sugerimos uma caneca de 500 mls. Quando mais corante usar, mais intensa será a tonalidade de verde. A dica é usar corantes líquidos, pois eles dissolvem mais rápido e mais facilmente na cerveja. Sei que você aprendeu na escola que se misturar duas cores primárias você chega à cor desejada, mas isso não se aplica muito bem nessa experiência. O corante azul com o amarelo da cerveja vai resultar numa cor esquisita, diferente do verde esperado.

3- Encha a caneca com cuidado e evite misturar o corante com a cerveja com uma colher, por exemplo. Isso agiliza o processo de dissolução completa (e desaparecimento) da cor verde.

4- Aproveite sua cerveja verde caseira e comemore (???) o Saint Patrick´s Day em casa!

Ficou com preguiça? Saiba onde beber cerveja verde neste sábado

Growlex Beer Station – Rua Álvaro Botelho, 39 – Bacacheri, Curitiba-PR. Fone: (41) 99176-6362.

O bar abre as 11h, mas a partir das 16h o DJ Gilber faz o som. Serão duas cervejas na cor verde: uma pilsen, da cervejaria Schornstein (Santa Catarina), e uma IPA, da Cervejaria Roleta Russa (Rio Grande do Sul). Além disso são outras seis torneiras com as melhores artesanais da região. No calçadão da rua Álvaro Botelho são várias opções gastronômicas, como o Dom Sushi Bar, Armazém Jacobina, Bolo Da Hora, LaPiova Pizzaria, Marujos Burguer e Espetaria do Simprão.

Jokers – R. São Francisco, 164 – Centro, Curitiba-PR. Fone: (41) 3013-5164.

Show com as bandas Partigianos e Gaiteiros de Lume, batalhas célticas, arqueria, comidas (sanduíche de javali) e drinks especiais (incluindo chopp verde).

Cervejaria Masmorra – R. Itupava, 1142 – Alto da Rua XV, Curitiba-PR. Fone: (41) 3045-7617.

Os Gaiteiros de Lume buscam apresentar a tradição musical celta e a sonoridade de povos irlandeses com o uso de instrumentos regionais como a gaita de fole e a harpa céltica. Além da música ao vivo, haverá promoção de chopp (pint de 580ml a partir de $10) e o tradicional chopp verde irlandês. A entrada é gratuita.

Sláinte Irish Pub – Alameda Pres. Taunay, 435 – Batel, Curitiba-PR. Fone: (41) 3026-8701.

Os ingressos estão sendo vendidos pelo Sympla e acompanham uma camiseta (obrigatória para entrada na festa). Além disso, haverá promoção de double de vodka e double de Catuaba. A retirada da camiseta será exclusivamente no Sláinte, de segunda a sábado, das 10h às 16h, ou sexta e sábado, das 18h às 03h.

Sartori Pizza Pub – R. Pedro Gusso, 4139 – CIC, Curitiba-PR. Fone: (41) 3327-9710.

As primeiras 200 pessoas ganharão uma caneca de chopp personalizada e um chapéu da sorte (apenas no Boteco). Também será vendido o tradicional chopp verde, além de show com Zé Henrique e Gustavo, Christian e Miguel e Fernando Villa. Quem for apreciar o evento, pode participar do sorteio de uma torre com 3,5 litros de chopp verde.

Ca’dore Comida Descomplicada –  Av. José Gulin, 105 – Bacacheri, Curitiba-PR. Fone: (41) 3356-3027.

A Ca’dore preparou uma programação especial para comemorar o Saint Patrick’s Day, data típica da Irlanda, no dia 17. Para agitar o ambiente, haverá show do DugTrio, formado por Felipe (vocal), Geórgia (vocal e violão) e Genoel (bateria), com um repertório acústico variado de pop, rock, jazz e blues internacional, das 19h às 22h.