Mobilização

MST monta acampamento em frente ao Incra pra protestar contra Temer

Acampamento em Curitiba faz parte de mobilização nacional contra a política agrária de Temer. Foto: Aniele Nascimento

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) partiram em caminhada da Praça 29 de Março na manhã desta terça-feira (17) a caminho da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Pouco antes das 10h, o grupo chegou à Rua Dr. Faivre, no Centro, endereço do instituto, onde pretende ficar acampado por tempo indeterminado.

A Secretária Municipal de Trânsito (Setran) orienta os motoristas a evitar a Rua Dr. Faivre, entre a Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro, bem como o entorno da região, próxima do Mercado Municipal e da rodoviária.

O protesto faz parte de uma mobilização nacional do MST, que vem ocupando as sedes do Incra e propriedades rurais em nove estados mais o Distrito Federal. A mobilização é contra a política agrária do governo do presidente Michel Temer (PMDB), em especial a política de reforma agrária. Os manifestantes também pedem a restituição dos orçamentos dos órgãos de política agrária.

No caminho entre a praça e o Incra, muitos comerciantes baixaram as portas de seus comércios, no na Rua André de Barros, no Centro. Muitos motoristas também hostilizaram os manifestantes. Nenhuma viatura da Secretária Municipal de Trânsito (Setran) ou da Polícia Militar (PM) acompanha o trajeto. Os bloqueios das ruas no caminho estão sendo feitos pelos próprios integrantes do MST. Nenhum problema foi registrado na caminhada do MST.

No total, cerca de dez ônibus com placas de cidades do interior do Paraná estão estacionados na Praça 29 de Março.