Indicativo

Motoristas e cobradores de empresa da RMC podem cruzar os braços

Foto: Divulgação/Sindimoc.

Motoristas e cobradores da empresa Viação Tindiquera, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), pararam as atividades por 30 minutos – das 5h às 5h30, na manhã desta sexta-feira (23). O motivo do protesto, feito na porta da empresa, é o atraso no pagamento do adiantamento dos salários dos funcionários, que deveria vir na terça-feira (20).

Em assembleia, os mais de 200 funcionários que participaram da manifestação junto com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), decidiram por abrir indicativo de greve para as próximas 72h. Caso a empresa não faça o pagamento até segunda-feira (26), os trabalhadores param as atividades.

A Viação Tindiquera atua com aproximadamente 600 funcionários. Segundo Dino Cesar, do Sindimoc, a empresa alegou ao sindicato que não recebeu da prefeitura de Araucária e, por isso, não tem dinheiro para pagar os trabalhadores. “De qualquer forma, nós sabemos que o risco da atividade empresarial é do empresário. A empresa não poderia transferir ao trabalhador, forçando uma situação, por causa de uma suposta dívida com a prefeitura”, explicou.

Histórico de atrasos

A mesma empresa, ainda conforme o Sindimoc, já teve registros de atrasos nos pagamentos, inclusive com manifestações feitas da mesma forma. “Chegamos a parar por mais de dois dias mobilizados em frente à empresa, por causa dos atrasos que aconteciam”.

Segundo o sindicato, há aproximadamente dois anos, os atrasos tinham parado de acontecer, mas voltaram. “De três meses para cá começaram a atrasar de novo, o adiantamento e o pagamento do salário. Sempre faltam de dois a três dias e isso tem gerado prejuízo aos trabalhadores”.

Em alerta

Conforme informou o Sindimoc, ainda nesta sexta-feira, as autoridades devem ser comunicadas do que vem acontecendo na empresa. O Ministério Público do Trabalho deve ser acionado para que fique responsável pelo caso.

Caso a empresa não efetue o pagamento até a próxima segunda-feira, os trabalhadores param as atividades. “Mesmo que paguem, os funcionários permanecem alerta e também já foi aberto indicativo de greve para o próximo quinto dia útil de forma preventiva, para caso não seja feito o pagamento do salário”, informou Dino César.

A reportagem da Tribuna do Paraná entrou em contato com a Viação Tindiquera e aguarda posicionamento.