Frio

Morte de morador de rua em Curitiba pode ter sido causada pelo frio desta madrugada

Moradores de rua na manhã desta segunda na Praça Rui Barbosa. Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

O frio, que chegou com força em todo o Paraná nesta segunda-feira (21), pode ter feito sua primeira vítima fatal. Por volta das 0h desta segunda (21), um morador de rua foi encontrado morto na Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, onde o frio chegou a 2,9ºC de madrugada. O homem não foi identificado e aparentando ter 45 anos estava enrolado em um cobertor sem nenhum ferimento aparente. A suspeita da morte é hipotermia, quando há queda excessiva da temperatura normal do corpo, que é de 35º C.

Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima foi localizada por um grupo de voluntários que entregava marmitas aos moradores de rua. Ao perceberem que o homem estava inconsciente, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte. O homem vestia apenas uma camiseta e calça de moletom.

+ Veja também: Homem mata vizinho por causa de som alto em Curitiba

Ainda que o Boletim de Ocorrência apresente como possível causa da morte a hipotermia, o motivo do óbito só será confirmado após o laudo do Instituto Médico Legal (IML), que deve ficar pronto em 30 dias.

Uma equipe da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) acompanhou o trabalho policial na praça durante esta madrugada e também se deslocou até o IML na tentativa de identificar o homem. No entanto, os colaboradores afirmaram que ele não era conhecido.

Atendimentos

Ao todo, a equipe da FAS atendeu 103 pessoas desabrigadas pelas ruas de Curitiba entre a noite de domingo (20) e a manhã desta segunda. Segundo a entidade, 70 dessas pessoas aceitaram acolhimento e foram encaminhadas para abrigos da cidade.

Câmeras de segurança gravam últimas imagens de Andriele Gonçalves