Violência

Moradores da Vila das Torres protestam e acusam BOPE de forjar tiroteio

Uma manifestação de moradores da Vila Torres bloqueou totalmente o fluxo de veículos na Avenida das Torres e Rua Guabirotuba, no sentido Jardim Botânico, na tarde desta segunda-feira (22). Pneus, madeiras e resto de móveis estão sendo queimados no local como forma de protesto contra a morte de duas pessoas neste final de semana após um tiroteio na região.

Uma faixa contra o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi mostrada pelos manifestantes, que acusam a Polícia Militar de forjar um tiroteio para executar dois moradores. No local, o clima era de muita tensão e mais de quinze viaturas – entre carros e motos – fizeram bloqueios na região, para garantir a segurança de motoristas que passavam por lá. Além disso, dois helicópteros faziam rondas na região.

Em uma conversa com a Tribuna, Henrique Cardoso, 18 anos, primo de uma das vítimas, contou que estavam em festa de família quando foram abordados pela polícia.

“Nós estávamos em uma festa de uma parente, quando os policiais chegaram meu primo saiu correndo e levou dois tiros nas costas. A minha prima tentou correr também e foi baleada por um fúzil. Eles não tinham passagem, e jogaram uma arma no local, para culpar eles. Meu primo nunca pegou em uma arma na vida. Nós não queremos vandalismo, queremos justiça”, desabafou.

A Polícia Militar foi procurada pela reportagem para explicar o caso, mas deve enviar um posicionamento nos próximos dias.

O caso

Duas pessoas morreram depois de um confronto com policiais militares na madrugada deste domingo (21), na Rua Josefina Zanier, no bairro Prado Velho, em Curitiba. A ação da PM aconteceu depois que um grupo teria apontado armas para os policiais, que reagiram. Entre os mortos, estava uma jovem, que a polícia acredita que possa não ter participado efetivamente do confronto.