Terço na mão

Morador de rua chama a atenção no Centro de Curitiba

Foto: Átila Alberti.

Uma cena despertou a atenção de quem passava pelo Centro de Curitiba no final da manhã deste sábado (27). Um morador de rua deitado no calçadão da Rua XV, mesmo debaixo de um sol escaldante, assim permaneceu por mais de duas horas dormindo, sem deixar escapar um terço preso à mão.

Largado sobre a calçada exclusiva para deficientes visuais, gerou preocupação de quem trabalhava ou andava pela região. “Chamamos a FAS [Fundação de Ação Social, da Prefeitura], pelo 156, e até agora não apareceram. Estamos com medo que algum cego possa tropeçar nele e cair no chão”, desabafou um cabo eleitoral que atuava na Boca Maldita.

Mesmo ignorado por muitas outras pessoas, o apelo dos preocupados foi o suficiente pra que a PM fosse até o local. Os policiais o acordaram, mas o morador de rua recusou atendimento. Visivelmente embriagado, recolheu uma garrafa de água que havia recebido de uma senhora e só se levantou da calçada depois de alguns minutos. Com os pés machucados, calçou o par de chinelos que estava logo ao lado e foi embora.

A Prefeitura de Curitiba foi procurada para responder o motivo da demora questionada pelas pessoas. Por meio da assessoria de imprensa, alegou que nenhuma solicitação sobre o caso foi feita. Ainda de acordo com a administração pública municipal, apenas três relatos foram registrados na FAS – sobre crianças em via pública na Rua XV, e todos foram atendidos.