Carne Fraca

Ministro da Agricultura está na RMC para “inspecionar” frigorífico da JBS

Blairo Maggi chegou por volta das 10h à unidade da JBS na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Jonathan Campos

O ministro da agricultura Blairo Maggi está na Região Metropolitana de Curitiba para visitar o frigorífico da Seara/JBS, que fica na Lapa. Maggi chegou por volta das 10h, escoltado pela Polícia Rodoviária Federal e acompanhado por veículos de órgãos de imprensa nacionais e internacionais, incluindo veículos da China e dos Estados Unidos.

Mais de 70 jornalistas acompanham a agenda. Seguindo o procedimento padrão para qualquer pessoa que entre numa instalação do tipo, o ministro vestiu trajes especiais e de segurança, como colete, capacete e protetores de ouvido.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maggi está lá para conhecer a planta, que tem 1,8 mil funcionários e abate 190 mil frangos por dia. A visita não teria caráter de fiscalização. A visita do ministro à planta deve se estender até as 13h, quando o ministro falará durante uma coletiva de imprensa.

Investigação da Polícia Federal

A unidade da JBS foi uma entre as 21 investigadas pela Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última sexta-feira (17), que apura denúncias de pagamento de propinas a fiscais agropecuários para liberação de frigoríficos e mercadorias sem a devida inspeção. Ao todo, três frigoríficos foram interditados pelo Mapa e 33 servidores envolvidos no escândalo foram afastados.

A empresa negou qualquer irregularidade em relação à sanidade de seus produtos e informou em nota que “na unidade da Lapa (PR) houve uma medida judicial expedida contra um médico veterinário, funcionário da companhia, cedido ao Ministério da Agricultura”. Sobre a agenda desta terça-feira (21), a JBS não vai se pronunciar.