Protesto

Metalúrgicos fecham BR-277 em ato de repúdio a ‘perseguição política’ a Lula

Foto: Divulgação

Em ato de repúdio ao que estão chamando de “perseguição política” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, metalúrgicos bloquearam, na tarde desta sexta-feira (6), a pista sentido litoral da BR-277, na altura do quilômetro 69, próximo à fábrica da Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Todas as faixas da rodovia neste sentido foram bloqueadas no início da tarde, por volta das 14h20, segundo informações da concessionária que administra o trecho. Às 16h, ainda de acordo com a concessionária, duas das três faixas foram liberadas e poucos minutos depois a manifestação foi encerrada, com o retorno dos metalúrgicos ao trabalho.

Trabalhadores da Renault voltaram ao trabalho por volta das 16h. Foto: Atila Alberti
Trabalhadores da Renault voltaram ao trabalho por volta das 16h. Foto: Atila Alberti

Durante a tarde desta sexta-feira, o protesto chegou a causar cerca de 3,5 quilômetros de congestionamento, conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mas depois do encerramento do ato, o trânsito voltou a ter fluxo normal na região.

Reflexos

Como reflexo dessa interdição, também de acordo com a PRF, houve paralisação total na BR-116, no Contorno Leste, do quilômetro 92 ao 102, no sentido Santa Catarina.

Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), os trabalhadores também bloquearam parcialmente uma marginal do Contorno Sul, na Avenida Juscelino Kubitschek, nas proximidades da fábrica da Bosch.

Além disso, ainda está sendo realizada uma manifestação no Parque Industrial da Volkswagem. A categoria está chamando o ato de “Metalúrgicos contra o fim da Democracia”.

Defesa de Lula recorre à ONU para evitar a prisão do ex-presidente