No sábado

Marcha para Jesus: mudanças no trânsito e nas linhas de ônibus

Em edições anteriores, Marcha para Jesus trouxe milhares de pessoas para as ruas de Curitiba. Foto: Maurilio Cheli/SMCS
Em edições anteriores, Marcha para Jesus trouxe milhares de pessoas para as ruas de Curitiba. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Curitiba terá alterações no trânsito do Centro e no itinerário de linhas de ônibus neste sábado (20), para receber 24ª Marcha para Jesus. A partir das 10h, haverá bloqueio de ruas e mudança nos roteiros de linhas do transporte coletivo que circulam pela região central.

A concentração da marcha será na Praça Santos Andrade, em frente ao Teatro Guaíra, a partir das 7h. A saída está marcada para as 10h. A marcha seguirá pela Ruas Conselheiro Laurindo, avenidas Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto, Praça Tiradentes, Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, até chegar à Praça Nossa Senhora da Salette, no Centro Cívico. Essas ruas e avenidas ficarão totalmente bloqueadas para trânsito.

A previsão dos organizadores é que 150 mil pessoas participem da marcha. A orientação da Setran é que os motoristas evitem passar pela região da marcha, pois o trânsito ficará lento.

Trânsito

A partir da 0h de sábado haverá bloqueio na Rua Conselheiro Laurindo, no cruzamento com a Travessa Alfredo Bufren, para o estacionamento de caminhões de som do evento. Os bloqueios vão até as ruas José Loureiro e Benjamin Constant.

Das 6h às 11h30, serão feitos bloqueios nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Amintas de Barros e da Rua XV de Novembro com Tibagi, para estacionamento e montagem dos caminhões de som menores. Na saída do evento, os bloqueios serão feitos nos cruzamentos da Rua Conselheiro Laurindo com Benjamin Constant e da Avenida Marechal Deodoro com Rua Tibagi, seguindo a ordem da passagem da marcha.

As ruas serão liberadas para o trânsito à medida que os fiéis tiverem passado por elas. A previsão é que a Avenida Cândido de Abreu esteja liberada para o tráfego até às 12h, mantendo-se apenas o bloqueio da Praça Nossa Senhora da Salette, a partir da Rua Lysimaco Ferreira da Costa.

O evento contará com orientação de agentes de trânsito da Setran, com apoio da Guarda Municipal e do BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito), e deverá ser finalizado às 15h, conforme determinado pela Comissão de Análise de Eventos de Grande Porte (Cage). Após o encerramento da marcha, a Setran manterá o bloqueio na região do Centro Cívico até a dispersão do público e limpeza da via.

Ruas com bloqueios durante a caminhada:

Conselheiro Laurindo, esquina com Alfredo Bufren
– Conselheiro Laurindo, esquina com Benjamin Constant
– XV de Novembro, esquina com Tibagi
– Barão do Rio Branco, esquina com José Loureiro
– Marechal Floriano Peixoto, esquina com André de Barros
– Marechal Floriano Peixoto, esquina com José Loureiro
– Marechal Floriano Peixoto, esquina com Cândido de Leão
– Cruz Machado, acesso à Praça Tiradentes
– Treze de Maio, esquina com Trajano Reis
– Treze de maio, esquina com Duque de Caxias
– Carlos Cavalcanti, esquina com Presidente Faria
– Carlos Cavalcanti, esquina com Riachuelo
– Mateus Leme, esquina com Carlos Cavalcanti
– Inácio Lustosa, esquina com Riachuelo
– Inácio Lustosa, esquina com Heitor S. de França
– Inácio Lustosa, esquina com Presidente Faria
– Barão de Antonina, esquina com Mateus Leme
– Heitor S. de França, esquina com Ary C. Queiroz
– Aristides Teixeira, esquina com Cândido de Abreu
– Lysimaco Ferreira da Costa, esquina com Marechal Hermes
– Lysimaco Ferreira da Costa, esquina com Mauá
– João Gualberto, esquina com Mauá
– Augusto Severo, esquina com Santiago de Oliveira
– Rotátoria Mario de Barros com Marechal Hermes

Percursos de ônibus alterados para a marcha

Diversas linhas terão percursos temporariamente alterados neste sábado, no Centro e no Centro Cívico, por causa do evento religioso Marcha para Jesus. Algumas estações-tubos também terão mudanças. Das 10h às 12h, ficam desativadas as estações-tubo em frente ao Shopping Mueller, na Avenida Cândido de Abreu, onde deixam temporariamente de parar os ligeirinhos da linha Bairro Alto/Santa Felicidade.

Das 10h às 13h, os ligeirinhos da linha CIC/Cabral param na estação-tubo do Círculo Militar e os tubos da Estação Fontana ficam desativados. Também das 10h às 13h, usuários da Linha Direta Santa Cândida/Pinheirinho encontram as estações-tubo Fontana desativadas.

Das 8h às 13h, as estações-tubo da Praça Tiradentes e da Travessa Nestor de Castro, onde param os ligeirinhos Pinhais/Campo Comprido, ficam desativadas.

Linhas Diretas: 
– Boqueirão/Centro Cívico – tem o trajeto alterado, no sentido Centro, das 10h às 22h, e no sentido bairro, das 10h às 12h.
– Sítio Cercado – das 8h às 13h.
– Bairro Alto/Santa Felicidade – das 10h às 12h
Santa Cândida/Pinheirinho; Pinhais/Campo Comprido; CIC/Cabral – das 10h às 13h
Inter 2 (sentidos anti-horário e horário); Barreirinha/Guadalupe – das 10h às 22h

Linha Circular Centro
No sentido horário, muda o percurso das 7h às 12h a partir da Rua Cruz Machado. Os ônibus iniciam o desvio pela Alameda Doutor Muricy e seguem pelas ruas José Loureiro e Benjamim Constant, por onde chegam à Rua Tibagi.

Linhas Convencionais: Alcides Munhoz/Jardim Botânico; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Cajuru; Cristo Rei; Detran/Vicente Machado; Hugo Lange; Sagrado Coração; Alto Tarumã; Tarumã; Higienópolis; Rua XV/Barigui; Itupava/Hospital Militar; Jardim Social/Batel; Augusto Stresser; Juvevê/Água Verde; Cabral/Osório; Água Verde/Abranches; Mateus Leme; Abranches; Jardim Chaparral; Vila Suíça; Raposo Tavares; Vila Nori; Vila Kosmos; Bracatinga; Primavera; Nilo Peçanha; Bom Retiro/PUC; Universidades; Jardim Mercês/Guanabara; Canal da Música/Vista Alegre; Júlio Graf; Santa Felicidade, São Bernardo; Jardim Itália – das 8h às 13h

– Nossa Senhor de Nazaré; Barreirinha – das 10h às 12h
– Estribo Ahú; Fernando de Noronha; Laranjeiras; Paineiras; Santa Gema; Ahú/Los Angeles; Marechal Hermes/Santa Efigênia – das 10h às 22h

Linha Turismo
– Das 9h às 21h, por causa do bloqueio das ruas centrais, os ônibus da Linha Turismo mudam o trajeto e circulam também em trechos da canaleta exclusiva do Eixo Estrutural Norte.

Linha Interbairros
– Interbairros I (sentidos anti-horário e horário) –  das 10h às 22h