Precaução

Liminar da Justiça impede acampamentos em frente à Polícia Federal de Curitiba

Manifestantes têm comparecido todos os dias ao prédio da PF. Foto: Lineu Filho / Tribuna do Paraná

A Prefeitura de Curitiba conseguiu, neste sábado (7), uma liminar que impede manifestantes de montarem acampamento em frente à Polícia Federal (PF), no Santa Cândida, onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai começar a cumprir sua pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Desde que o juiz federal Sergio Moro decretou a prisão do petista, na última quinta-feira (5), manifestantes pró e contra Lula se manifestam no local. O PT chegou a chamar uma “vigília permanente” para prestar apoio ao ex-presidente.

Na liminar concedida neste sábado (7), o juiz substituto Ernani Mendes Silva Filho determina que os manifestantes “não impeçam o trânsito de pessoas e coisas na mencionada área, bem como se abstenham de montar estruturas e acampamentos nas ruas e praças da cidade, sem prévia autorização municipal e nos termos da legislação vigente”.

O magistrado afirma que o eventual bloqueio ao acesso à Superintendência da PF representa abuso e que a liminar é necessária para garantir a ordem pública. “Principalmente, evita confrontos que podem levar a dezenas de feridos e depredação do patrimônio público e privado”, destaca o juiz.

Lula chegou por volta das 22 horas ao Aeroporto Afonso Pena. Ele vai ser encaminhado à Polícia Federal em Curitiba, onde vai cumprir pena em uma cela especial, conforme determinado pelo juiz federal Sergio Moro.