Rolê com candidato!

Leprevost diz que baixar tarifa de ônibus em até 15 centavos não é meta, é compromisso! Assista!

Ney Leprevost (PSD) foi o segundo candidato a participar do rolê motorizado com a equipe da Tribuna. O ponto de encontro, na manhã de quinta-feira (27), foi o Parque São Lourenço, onde a revitalização do espaço de arte foi um dos compromissos. O prefeiturável disse que é preciso reforçar a limpeza dos parques e praças, retomando a antiga quantidade de equipes de manutenção, que eram 120.

“Ainda tenho um projeto para trazer a família para o parque à noite, estimulando os curitibanos a frequentarem estes espaços nos momentos em que hoje não podem. Isso vai ser possível com a presença firme da Guarda Municipal, incentivando artistas a se apresentarem nos parques”, disse o candidato do PSD.

O bate-papo seguiu para a Escola Municipal Duílio Calderari, onde foi colocado em discussão não só o ensino fundamental, como também a cobrança do Ministério Público do Paraná (MP-PR) para que sejam ampliadas as vagas nos CMEIs. “Pretendemos comprar vagas em escolas que pertencem a associações até que a prefeitura consiga construir os CMEIs que faltam na cidade. Há de fato uma cobrança justa, por isso queremos também abrir os berçários que foram fechados”. No ensino fundamental, pretende ampliar o contraturno escolar a partir de parcerias com universidades.

Da escola, a reportagem seguiu com o candidato para o Terminal do Cabral. Durante o trajeto, Ney prometeu diminuir em até 15 centavos a tarifa. “Não é uma meta, é uma promessa, um compromisso meu com a população”, completou o candidato, dizendo que já avaliou a forma de fazer essa redução. Leprevost reforçou o compromisso firmado com o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, de reintegrar o transporte público da capital com a região metropolitana. “A linha Colombo/CIC, por exemplo, é uma das principais preocupações”.

O candidato afirmou que deve colocar em prática o projeto de guardas municipais se revezando para a segurança dos ônibus. “Não teremos um guarda em cada ônibus, porque isso seria impossível, mas vamos ter equipes sincronizadas para esses atendimentos”. O candidato também disse que pretende chamar os guardas que passaram no concurso e não foram nomeados.

Em uma das unidades de pronto-atendimento mais caóticas da capital, a UPA do bairro Boa Vista, onde a espera para atendimento pode chegar a até sete horas, Leprevost afirmou que deve investir forte em saúde. “Cortando parte dos cargos comissionados, vamos poder ter ainda mais orçamento para contratar mais médicos. Também vamos fazer com que o atendimento pediátrico saia das UPAs com a criação do Pronto Atendimento Infantil”.

candidato a prefeitura de curitiba
Foto: Gerson Klaina.

Foto: Gerson Klaina.

Sobre os limites de velocidade nas Vias Calmas e Área Calma, o candidato disse que “se for possível aumentar em 10 km/h o limite, faremos, mas apenas se percebermos que não teremos vítimas”. O trajeto finalizou na Linha Verde Norte. Leprevost disse que vai concluir as obras e também prometeu trincheiras.

Respondendo às farpas

Leprevost respondeu aos argumentos de Rafael Greca sobre sua formação. Dentro do carro da Tribuna, o candidato disse que concluiu a faculdade e tem o diploma. “Passei em dois vestibulares de direito em Curitiba e cursei, em uma das faculdades, até o 5º período, mas acabei percebendo que tinha mais vocação para a vida pública. Soube do ensino a distância, me interessei e passei a frequentar um núcleo regional da Universidade Estadual do Tocantins, em Curitiba”, se defendeu.

Segundo ele, o estudo a distância não o diminui. “Até porque isso é comum hoje em dia. Você pode até estudar na universidade de Harvard (EUA) a distância. Ele (Greca) usa isso para me diminuir, porque é preconceituoso. Usa contra mim o mesmo preconceito que tem com relação aos pobres, às mulheres que diz que não podem ser empoderadas, enfim…”.

O candidato contou que, no debate realizado no início do segundo turno pela Gazeta do Povo, Greca havia se comprometido a fazer uma campanha limpa, propositiva e sem ataques. “Infelizmente, não cumpriu sua palavra. Ficou quatro dias me atacando em redes sociais com fatos ridículos como esse do Tocantins. Aguentamos por quatro dias, mas depois tivemos que responder e mostrar as verdades contra ele”.

candidato a prefeitura de curitiba
Foto: Gerson Klaina.

Confira a entrevista com o candidato Rafael Greca!