Fechar busca

Curitiba e Região

Pedras no caminho?

Juíza paranaense Fernanda Orsomarzo viraliza ao criticar a meritocracia

  • Por Redação

Um post feito pela juíza paranaense Fernanda Orsomarzo já foi curtido e compartilhado centenas de vezes no Facebook. A magistrada publicou um texto dizendo que não é certo acreditar que as pessoas conquistaram seus objetivos apenas por mérito.

Reforçando ser branca, de classe média e aluna de colégios particulares, a juíza do Tribunal de Justiça do Paraná diz que todos enfrentam pedras no caminho, mas, para alguns, a vida em ‘si é uma pedra no caminho’. O texto já tinha mais de 30 mil compartilhamentos e mais de 88 mil curtidas até a manhã desta terça-feira (06).

Confira o texto na íntegra:

“Ralei duro para ser Juíza de Direito. Cheguei a estudar 12 horas por dia em busca da concretização do tão almejado sonho. Abdiquei de festas, passei feriados em frente aos livros, perdi momentos únicos em família. Sim, o esforço pessoal contou. Mas dizer que isso é mérito meu soa, no mínimo, hipócrita.

Em primeiro lugar, nasci branca. Faço parte de uma típica família de classe média. Estudei em escola particular, frequentei cursos de inglês e informática, tive acesso a filmes e livros. Contei com pais presentes e preocupados com a minha formação. Jamais me faltou café da manhã, almoço e jantar. Nunca me preocupei com merenda ou material escolar.

Todos têm suas lutas e histórias de vida. Todos enfrentam dificuldades e desafios. Porém, enquanto para alguns esses entraves não passam de meras pedras no caminho, para outros a vida em si é uma pedra no caminho.

Meu esforço individual contou, mas eu nada seria sem as inúmeras oportunidades proporcionadas pelo fato de ter nascido – repito – branca e no seio de uma família de classe média minimamente estruturada.

O mérito não é meu. Na linha da corrida em busca do sucesso e realização, eu saí na frente desde que nasci. Não é justo, não é honesto exigir que um garoto que sequer tem professores pagos pelo Estado entre nessa competição em iguais condições. Nunca, jamais estivemos em iguais condições.

O discurso embasado na meritocracia desresponsabiliza o Estado e joga nos ombros do indivíduo todo o peso de sua omissão e da falta de políticas públicas. A meritocracia naturaliza a pobreza, encara com normalidade a desigualdade social e produz esquecimento – quem defende essa falácia não se recorda que contou com inúmeros auxílios para chegar onde chegou.”

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

44 Comentários em "Juíza paranaense Fernanda Orsomarzo viraliza ao criticar a meritocracia"


Paulo
Paulo
4 dias 7 horas atrás

Sugestão de leitura sobre o tema: A MERITOCRACIA E SEU OPOSTO. http://wp.me/p4alqY-eo

Mario
Mario
1 mês 25 dias atrás

Essa Juizeca de m….Quanta bobagem. Vai para Cuba, querida! Pede demissão do seu cargo público e suma daqui. Palhaça.

gadiego lôpez
gadiego lôpez
5 meses 11 dias atrás

Quanta besteira. Das duas.

PARANITO PENTACAMPEÃO
PARANITO PENTACAMPEÃO
5 meses 12 dias atrás

Muitos a criticam, porém a sua fala tem plena razão qdo. fala que o estado TAMBÉM tem que fazer a sua parte, mas não em tudo, ou como os filhotes do sapo barbudo aprenderam a fazer, esperando alguém dar de graça, tem que ir atrás, é certo. E com certeza, cobrar que o estado faça a sua parte também.

Afonso
Afonso
5 meses 14 dias atrás

Pai, perdoa-os SENHOR, eles não sabem o que dizem
Quanta estupidez! O que posso afirmar e que após 13 esse partido de incomPTentes fez um mal muito grande ao nosso país. Mérito te faz crescer.

Everton
Everton
5 meses 13 dias atrás

Mas ele por si só não é o suficiente.

Henrique
Henrique
5 meses 14 dias atrás

Porque colocar cor da pele no discurso? Somos HUMANOS…
para os excluídos, programas sociais direcionados ao combate à pobreza, que os atingirá sejam quem for…
para os que não são excluídos…a competição eleva o desenvolvimento, desde que, com ética, moral, etc…

roberto
roberto
5 meses 15 dias atrás

Trabalho em logística e devido a nossa CLT a falta de meritocracia mata a produtividade do Brasil. Enquanto um operador dedicado movimenta 70 pallets dia outro faz 25 e no final do mês sou obrigado a pagar o mesmo salário. Acha isto legal? O governo cubano pensa como a Sra. Mude-se para lá.

Everton
Everton
5 meses 13 dias atrás

Ok. Por acaso existe uma acompanhamento psicossocial na sua empresa? As vezes existem outros fatores que estão atrapalhando no desempenho do operador. As vezes julgamos demais, e nos importamos menos! Há humanidade nisso?

ulysses freire da paz jr
ulysses freire da paz jr
5 meses 18 dias atrás

O Brasil está enraizado no paradigma SOCIEDADE COTOVELO.
O verdadeiro MÉRITO é CULTURA.
Sociedades realmente cultas possuem Coeficiente de Gini e população carcerária baixíssimos

ulysses freire da paz jr
ulysses freire da paz jr
1 mês 7 dias atrás

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade-cotovelo Sociedade-cotovelo é uma ordem social na qual o egoísmo, a crueldade, o interesse próprio, a concorrência e o ressentimento prevalecem. O princípio central de uma sociedade-cotovelo reside em «cada um por si» ou «uns contra os outros»,

ulysses freire da paz jr
ulysses freire da paz jr
5 meses 18 dias atrás

O verdadeiro mérito é CULTURA. Sociedades realmente cultas possuem Coeficiente de Gini e população carcerária baixíssimos. Ponto.

Felpe Silveira
Felpe Silveira
5 meses 18 dias atrás

Tire esta trave socialista que inseriram em você na faculdade, e seja feliz e orgulhosa por ser rica e próspera. Não tenha vergonha de ser branca, ou negra ou qualquer cor. Por fim leia “A Revolta de Atlas” de Ayn Rand, pra limpar de vez a tua alma da contaminação ideológica da esquerda “caviar”.

Patricia Cristina Pereira
Patricia Cristina Pereira
5 meses 14 dias atrás

Exatamente o que pensei Felipe!!! Muita gente é privilegiada e nem tenta , ou não consegue!! Perfeita colocação!!!

Everton
Everton
5 meses 15 dias atrás

kkkkkkkkkk

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas