CLIMA

Instituto emite alerta de temporal no Paraná

Foto: Arquivo.

O céu que escureceu Curitiba na manhã desta terça-feira (10) assustou moradores de bairros como Pinheirinho, Sítio Cercado, Boqueirão, Tarumã, Alto Boqueirão, Santa Felicidade e São Braz, entre outros, mas não trouxe maiores problemas. Mesmo assim, a atenção deve continuar redobrada: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) põe, de novo, o Paraná, incluindo a capital e região metropolitana, sob alerta laranja, que indica a passagem de chuvas e ventos fortes, com possibilidade de queda de granizo.

Confira a previsão do tempo!

O alerta vale, sobretudo, para a tarde desta terça, quando, de acordo com o Simepar, vai chover mais forte, inclusive em Curitiba e região. Por volta das 11 horas desta terça, a região Oeste do estado já tinha municípios enfrentando aguaceiros.

Este é o terceiro alerta no mês sobre a chegada de tempestades no Paraná desde o começo de outubro. No começo desta semana, um chuva forte trouxe transtornos para todas as regiões. Em Curitiba, árvores caíram e semáforos desligaram. No interior, a força do vento chegou a derrubar a lona de um circo. Na sexta-feira passada (6), nova previsão de chuva forte e granizos se concretizou. No interior, casas e até uma lanchonete foram destelhadas.

Segundo dados do Inmet, entre o dia 1º e 9 de outubro Curitiba acumulou aproximadamente 68 mm de chuva, mais ou menos metade da média normal de chuva para outubro.

Baixa pressão

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, toda essa instabilidade é resultado da baixa pressão atmosférica que predomina no Sul do país. O sistema concentra umidade e estimula o desenvolvimento de muitos aglomerados de nuvens carregadas – o que gera potencial para os temporais.

Ainda segundo o Climatempo, esta situação, que vem sendo observada desde o início de agosto, vai persistir ainda por toda a semana.